Chicotadas PsicológicasNotíciasPolítica

Marina Silva e Joaquim Barbosa podem lançar chapa única

Dificuldade maior é que até o momento nenhum aceita ser vice do outro afirma colunista da Folha

Marina Silva e Joaquim Barbosa podem lançar chapa única
5 de 1 voto[s]
Joaquim Barbosa e Marina Silva 1024x492 - Marina Silva e Joaquim Barbosa podem lançar chapa única
Joaquim Barbosa e Marina Silva

Chapa Quente

Segundo a colunista Mônica Bergamo da Folha de São Paulo, o ex-presidente do Superior Tribunal Federal Carlos Ayres Brito, decidiu articular um encontro entre os pré-candidatos Joaquim Barbosa (PSB) e Marina Silva (Rede), afim de viabilizar um entendimento que por consequência, unificaria ambas candidaturas em uma única chapa.

Alguém tem que ceder

Ainda segundo a reportagem, em encontros anteriores, não houve consenso, ou seja, um não aceita ser vice do outro.

O entrave certamente se explica nos números obtidos nas recentes pesquisas que mediram a intenção de voto dos eleitores. Em alguns dos cenários propostos, Marina Silva aparece com 15% e Joaquim Barbosa 10%.

Quero ser grande

A Rede Sustentabilidade de Marina Silva, conta hoje com apenas duas vagas na câmara dos deputados e esta pouca representatividade (ainda que contraste com seus números nas pesquisas) sequer lhe garante presença em debates e programas televisivos uma vez que por lei, a obrigatoriedade no convite estende-se apenas a candidatos que representem partidos com, no mínimo 5 deputados federais.

Outro problema previsto na campanha de Marina Silva é o tempo de TV, que em virtude da mesma pouca representatividade de seu partido, não passará de alguns segundos por dia.

Cara nova

De outro lado temos o PSB e suas 26 vagas na câmara. Também reforçam a plataforma eleitoral os 4 mandatos de governadores nos estados de São Paulo, Pernambuco, Distrito Federal e Paraíba.

Além de uma estrutura partidária mais robusta, Joaquim Barbosa tem a seu favor, a imagem do “novo”, ou seja, sua imagem não-política lhe garante um percentual de rejeição muito menor do que os tradicionais políticos de carreira.


Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil


Inimigos na trincheira

Cabe salientar que o PSB ainda não confirma o nome do ex-ministro como candidato. Na verdade, internamente o PSB ainda discute se lança candidatura própria ou compões chapa com o PSDB de Geraldo Alckmin. No caso da segunda hipótese, o provável é que se repetiria a dobradinha Alckmin/Márcio França, vencedora no governo paulista. Paulo Câmara, governador do Pernambuco corre por fora.

Opinião

Particularmente, aposto em uma candidatura própria do PSB. Não me parece lógico a filiação de Joaquim Barbosa se não for esta a intenção do partido. Cabe lembrar que Barbosa nunca foi um entusiasta da ideia de concorrer a cargo políticos, tendo negado convites anteriores no auge de sua popularidade quando julgou o esquema do mensalão.

A julgar pelas recentes pesquisas já divulgadas, esta dobradinha Marina/Barbosa embora improvável, causaria enorme impacto na corrida eleitoral.

[quem-somos]
Tags

Filipe Teixeira

Filipe Teixeira é redator do Portal EuQueroInvestir. Gremista, filho dos anos 80, apaixonado por filmes, música, política e economia.

É também Coordenador da área de Marketing do EuQueroInvestir.com e do EuQueroInvestir A.A.I assessores de investimentos.

Me envie um e-mail: filipe.teixeira@euqueroinvestir.com
Ou então uma mensagem por WhatsApp: (51) 98128-5585
Instagram: filipe_st

Artigos Relacionados

Close