Marfrig (MRFG3) e Minerva (BEEF3) entram na carteira mensal do BB

Felipe Moreira
Felipe Moreira é Graduado em Administração de empresas e pós-graduado em Mercado de Capitais e Derivativos pela PUC - Minas, com mais de 6 anos de vivência no mercado financeiro e de capitais. Apaixonado por educação financeira e investimentos.
1

Crédito: Balanços: WEG (WEGE3), RD (RADL3) e Minerva (BEEF3) têm resultados positivos

A Klabin (KLBN11) e Tupy (TUPY3) deram lugar a Marfrig (MRFG3) e Minerva (BEEF3) na carteira fundamentalista do BB Investimentos para o mês de agosto.

O Banco projeta um preço-alvo de R$ 18,00 no final de 2021 para a Minerva, o que representa um upside de 32,5%.

Enquanto isso, o preço-alvo para a Marfrig segue em revisão pelos analistas do BB.

Conforme o BB, ambas empresas podem se beneficiar do bom momento vivenciado pelo setor de carne bovina.

De acordo com o relatório, as exportações de carne bovina continuam batendo recordes ano a ano.

Além disso, o Banco acredita que a tendência de alta da Bolsa deve continuar. Isso por causa ampla liquidez proporcionada pelos Bancos Centrais, níveis de juros, retomada econômica e resultados melhores que o esperado no segundo trimestre também podem surpreender.

Internamente, têm ganhado espaço as discussões no congresso sobre a continuidade da agenda de reformas, em especial da reforma tributária, cuja entrega da primeira parte da proposta ocorreu no último dia 21 pelo ministro Paulo Guedes ao congresso.

Setor de carne bovina

De acordo com dados da Secex, no primeiro semestre deste ano, os volumes de carne bovina exportado aumentaram em 14% na comparação com igual período de 2019.

Enquanto isso, os preços em dólar seguem mesma tendência positiva, com incremento de 18% na comparação com a base anual.

Segundo o banco, a performance positiva das exportações também beneficia os preços no mercado doméstico, que se sustentam em patamares mais elevados (+30% a/a).

No entanto, pela mesma razão, os preços do gado (custo) também se valorizaram, ficando 31% mais caros em relaçaõ ao mesmo período do ano passado.

Na visão do BB, o aumento das exportações, valorização do dólar, e preços mais altos no mercado doméstico, devem mais do que compensar os maiores custos com gado, e beneficiar os resultados do segundo trimestre para as empresas com exposição à carne bovina, como é o caso de Marfrig, Minerva e JBS.

No entanto, o BB destaca que o investidor deve continuar monitorando as restrições impostas pela China a algumas plantas brasileiras ao longo do mês de junho, que podem impactar de forma negativa os volumes nos próximos trimestre.

marfrig_3

Marfrig

De acordo com o BB, a Marfrig tem apresentado resultados sólidos nos últimos trimestres.

Após processo de reestruturação ocorrido em 2018, a Marfrig tornou-se uma empresa focada em carne bovina e atingiu uma posição geográfica favorável nos EUA e Brasil.

Conforme o relatório, ambos os mercados possuem boas perspectivas para consumo de carne bovina.

O mercado doméstico norte-americano apresentou forte e consistente demanda. Já o Brasil ganha cada vez mais espaço nos mercados mundiais.

O BB espera que a Marfrig apresente números fortes no balanço do segundo trimestre de 2020, puxados principalmente pela recuperação de margens nos EUA, e pela continuidade da rentabilidade na América do Sul.

Dessa forma, o BB acredita que a margem Ebtida aumente 5,1 pontos percentuais no segundo trimestre, atingindo 14,6%.

Por fim, o BB ressalta os riscos de embargos provenientes de mercados em potencial, como a China e impactos da pandemia na produção, principalmente nos EUA.

Minerva

Conforme o BB, a Minerva tem se beneficiado do cenário favorável para as exportações de carne bovina, bem como de seu posicionamento estratégico na América do Sul, que a permite captura de sinergias.

Assim, a Minerva tem apresentado resultados e margens consistentes.

Nos próximos trimestres, o BB espera que a Minerva ainda deve se beneficiar da consistente demanda internacional por carne bovina; menor oferta de grandes produtores como EUA, Índia e Austrália, o que gera uma expectativa para outras aberturas de mercado para os produtores sul-americanos; e depreciação cambial.

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

Apesar do Banco acreditar que os preços devem continuar mais altos na comparação anual, a desaceleração econômica global pode ser um limitador.

Por outro lado, o BB destaca como ponto de atenção, possíveis embargos de mercados, falta de oferta de gado no Brasil, Uruguai, Argentina e Paraguai, resultando em preços mais altos e margens pressionadas.