Mais de 20 milhões de declarações já foram entregues à Receita Federal

Victória Anhesini
Jornalista formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie
1

Crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Receita Federal recebeu, até às 16 horas desta sexta-feira (14), o total de 20.002.908 declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2021, ano-base 2020.

De acordo com a Receita, 62.928 do total foram entregues com certificado digital. A expectativa é que sejam entregues cerca de 32 milhões de declarações até o final do prazo, dia 31 de maio.

Simule seus investimentos com um especialista e confira as melhores opções de acordo com seu perfil

O sistema de recepção de declarações da Receita funciona 20 horas por dia. Fica indisponível somente na madrugada, entre 1 hora e 5 horas. No site do órgão, há um conjunto de informações completas sobre como preencher corretamente o documento. Além disso, é disponibilizado as regras sobre o que pode ser utilizado como deduções.

Pela primeira vez, conforme a Receita, houve 2 mil declarações pré-preenchidas do IRPF em um só dia.

Cases da Bolsa

Aprenda análise fundamentalista de ações na prática, com maiores cases já criados na B3

IR, imposto de renda

Também pela primeira vez o número de declarações iniciadas com a pré-preenchida, usando o site do governo federal, foi maior do que com certificado digital.

Por fim, quanto antes entregar a declaração mais rápido o contribuinte receberá a restituição. Estando obrigado à apresentação da declaração e não fazendo no prazo previsto estará sujeito a multa.

  • Guia de declaração do Imposto de Renda 2021