Maia diz estar pessimista quanto aos rumos da economia

Felipe Moreira
Especialista em Mercado de Capitais e Derivativos pela PUC - Minas, com mais de 8 anos de vivência no mercado financeiro e de capitais. Certificações: CPA-10, CPA-20 e AAI. Apaixonado por educação financeira e investimentos.
1

Crédito: Maryanna Oliveira/Agência Brasil

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse que está pessimista quanto aos rumos da economia brasileira e o ajuste fiscal. Isso porque ele não vê um plano claro de como o governo tratará a crise derivada da pandemia. A fala do deputado foi nesta segunda-feira, em live promovida pelo jornal Valor.

De acordo com Maia, o ministro da Economia, Paulo Guedes, “está quase que sozinho dentro do governo defendendo o teto de gastos”.

Maia afirmou que o desemprego está aumentando, a inflação está crescendo, sem sinais de dar trégua no curto prazo, e o governo não tem dado clareza sobre o que pretende para o Orçamento de 2021.

Invista em Fundos Imobiliários. Conheça planilha que irá te ajudar em análises e diagnósticos dos ativos.

“Por enquanto, nenhum de nós tem certeza do que o governo vai fazer. Estamos vendo, a cada semana, uma linha de atuação. Num momento você vê balão de ensaio de prorrogar o auxílio emergencial. Na outra, balão de ensaio de prorrogar o estado de calamidade”, disse.

Maia afirmou que já não há mais tempo para aprovar o Orçamento de 2021 este ano, mas seria possível votar a Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO). E, com a suspensão do recesso, avançar no Orçamento em janeiro com a votação de outras medidas.

Para o presidente da Câmara somente a PEC Emergencial — de corte de despesas obrigatórias para não descumprir regras fiscais — permitirá que teto de gastos seja respeitado.

Maia ainda afirmou que o caminho para o Brasil crescer é aprovar a reforma tributária, mas que ela será insuficiente se não for aprovada a PEC Emergencial. Segundo o deputado, apesar de alguns estarem otimistas e acharem que é possível votar a proposta de emenda constitucional em dezembro, pelas suas contas, isso não será possível.