Locaweb (LWSA3), Sinqia (SQIA3) e Totvs (TOTS3) caem menos que Ibovespa

Felipe Moreira
Felipe Moreira é Graduado em Administração de empresas e pós-graduado em Mercado de Capitais e Derivativos pela PUC - Minas, com mais de 6 anos de vivência no mercado financeiro e de capitais. Apaixonado por educação financeira e investimentos.
1

Crédito: Reprodução/Pixabay

Devido as incertezas derivadas da pandemia de coronavírus, os papéis listados na bolsa de valores apresentaram perdas generalizadas. No entanto, as companhias de software, como Locaweb (LWSA3), Sinqia (SQIA3) e Totvs (TOTS3) vêm seguindo o movimento em ritmo menos acelerado que o índice Ibovespa, que acumula desvalorização de 32,7% no ano. As informações são do Valor.

Muitos consideram que essas companhias sejam menos expostas aos impactos negativos da pandemia. Isso porque fornecem serviços essenciais para empresas de todos os tamanhos continuem trabalhando.

“Tecnologia parece menos afetada porque tem demanda. O mundo não será mais o mesmo e as empresas vão depender ainda mais de tecnologia depois”, disse Eduardo Guimarães, sócio e especialista de ações da Levante.

O modelo de negócios é outro ponto favorável desse tipo de companhia, na maioria das vezes, o serviço é prestado remotamente, o que possibilita gastos mais baixos do que o modelo tradicional de instalação porta a porta.

Usualmente, são vendidos contratos de longo prazo, assegurando um certo fluxo de receitas recorrentes para companhia mesmo em momentos de maior dificuldade. “Tem um impacto esperado para o médio e longo prazo, mas pelo menos a receita não cai como aconteceu com empresas de outros setores”, afimou Gustavo Bertotti, economista e responsável pela área de renda variável da Messem Investimentos.

Segundo o Valor, as companhias de softwares ainda se beneficiam da disponibilidade de caixa proveniente das receitas recorrentes e de captações de recursos recentes pelas empresas.

Entre as 4 ações de empresas de softwares listadas na bolsa, 3 registraram declínio menor que o Ibovespa. A Locaweb, que começou a ser negociada na B3 em fevereiro, apresentou perda acumulada de 5,34% até ontem. A Totvs caiu 10% no ano. Enquanto a Sinqia caiu 29%.

A Linx foi a única do segmento que desvalorizou mais que o Ibovespa neste ano, aproximadamente 34,7%. Isso aconteceu porque a companhia é fornecedora para o varejo, setor mais impactado pelas medidas restritivas.

Hardware

Já no segmento de hardware temos a Positivo (POSI3) que acumula perda de 66% em 2020. A empresa foi acometida por um golpe duplo. Primeiro, pelo confinamento na China, de onde vem a maioria dos componentes para fabricação de seus produtos. A companhia tinha dúvidas sobre o fornecimentos dos materiais necessários a produção, conforme informou reportagem do Valor.

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

Depois a empresa sofreu com as medidas restritivas implementadas no Brasil, o que causou problemas de demanda por seus produtos. Guimarães, da Levante, acrescenta que a Positivo havia apresentado uma valorização muito forte ao longo de 2019 (mais de 327%), e, com a aversão ao risco observada neste ano, acabou sendo mais afetada.

Cabe ressaltar que a companhia também vende serviços de software, só que em menores proporções.