Análises e Previsões

Lula Presidente 2018. Será?

Entenda por que Lula Presidente 2018 é uma realidade cada vez mais próxima.

Lula Presidente 2018. Será?
5 de 3 voto[s]

O mercado financeiro raras vezes nos permite antecipar eventos que impactem seus indicadores. Normalmente somos pegos de surpresa, e na maioria das vezes, as notícias não são nada alentadoras. Neste artigo, falarei sobre a possibilidade de Lula Presidente 2018 se tornar realidade.

Alguns eventos prometem sacudir os mercados de ações e de juros futuros (com impacto direto na renda fixa) em 2018 e um deles, tem dia e hora marcados.

Biologia

A lula-colossal é provavelmente a maior espécie de lula existente, e o único membro do gênero Mesonychoteuthis.

Considerada o maior invertebrado em termos de massa do planeta de que se tem conhecimento.

A lula-colossal também possui os maiores olhos no reino animal chegando ao tamanho de um prato. Dispõe de um enorme e afiado bico, e garras giratórias em forma de ganchos, profundamente fixados em seus tentáculos.

Lula língua de fora

O molusco, habita as profundezas do Oceano Político, já tendo vivido na superfície em outros tempos. De fato, muito pouco se sabe sobre a vida desta criatura.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

Ainda no reino animal, temos também a baleia jubarte, maior mamífero encontrado até hoje na costa brasileira. Raras são as jubartes que não possuem marcas de ferimentos provocados pela lula-colossal (inclusive espécies poderosíssimas como as Odebrecht)


Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil


Por habitar as profundezas do oceano político, não possuir ossos, ser escorregadia e amedrontar poderosos, a lula-colossal é uma das espécies mais difíceis de se capturar.

Save the date: 24/01/2018.

Para muitas pessoas, esta data pode significar o fim de um ciclo e início do período de extinção de Lula. E é aí que elas se enganam.

O dia 24 marcará exatamente o contrário: O dia de sua volta à superfície e o início definitivo do projeto Lula Presidente 2018.

Julgamento no TRF4

Os desembargadores do TRF4 julgarão os recursos de sua defesa contra a condenação imposta pelo juiz Sérgio Moro a uma pena de 9 anos e seis meses de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

No entanto, engana-se quem aposta que sua possível condenação represente o fim da linha para Lula. Muita água vai rolar por debaixo desta ponte.

Em se confirmando sua condenação (cenário mais provável), os advogados do ex-presidente podem ingressar com embargos de declaração, um pedido de esclarecimentos sobre a decisão, e embargos infringentes. Estes últimos só podem ser pedidos quando a decisão for por maioria – e não por unanimidade – e tenha prevalecido o voto mais oneroso ao réu.

O tempo trabalha a favor de Lula e uma possível condenação, não o impedirá de participar da corrida eleitoral.

Veja o que podo acontecer

Lula 2018 julgamento

Se Lula vencer, o MPF pode recorrer?

-Sim!! pode apresentar embargo de declaração ao TRF-4, recurso especial ao STJ e recurso extraordinário ao STF.

E se Lula for condenado por 3 X 0?

A defesa do ex-presidente tem a possibilidade de entrar com embargos de declaração até 2 dias após a publicação do acórdão, pedindo esclarecimentos sobre ocultações ou pontos da decisão.
Na maior parte das vezes, não modificam a sentença. O recurso é encaminhado ao relator e julgado pela própria 8ª Turma do STRF4.

E se Lula for condenado por 2 X 1?

Além dos embargos de declaração, a defesa pode entrar com embargos infringentes até dez dias após a publicação do acórdão para pedir a prevalência do voto mais favorável ao condenado. A estimativa é que esses embargos, se apresentados, sejam julgados em no máximo 60 dias.

Se perder no TRF-4, Lula pode recorrer?

Sim, ao STJ e ao STF, com uma medida cautelar pedindo oefeito suspensivo do acórdão condenatório.

Lula Presidente 2018?

Sabedouro disso, o PT (Partido dos trabalhadores) já definiu sua estratégia para a campanha Lula Presidente 2018 (com jingle pronto, inclusive!). Todas as pesquisas até o momento, indicam vitória do petista contra qualquer adversário utilizado nas simulações, incluindo a crescente candidatura de Jair Bolsonaro.

Siga-nos no Facebook e receba as atualizações do Blog:

O discurso da campanha Lula Presidente 2018 também já é sabido:

“O meu único crime foi ter tirado 40 milhões de brasileiros da pobreza, fazer o pobre viajar de avião e ingressar na universidade…”.

Lula brigará até o fim pelo direito de concorrer à presidência, por uma simples questão de sobrevivência (de si próprio e de seu partido).

O PT também trabalha com um “plano B”, que consiste em preparar um segundo nome (como o do ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad) em caso de Lula não conseguir escapar das garras da lei da ficha limpa.

Neste caso, Lula faria campanha até a data limite de suas possibilidades legais, passando os votos para seu substituto posteriormente. Dilma Roussef é um exemplo vivo da força política do ex-presidente.

Ainda que estejamos recém em janeiro, é possível sim, colocar Lula como o grande favorito às eleições de 2018. Também é correto afirmar que em caso de ilegibilidade, nosso próximo presidente será quem Lula quiser. Ao menos é isso o que apontam as pesquisas.

Volatilidade

Já que o assunto é Lula Presidente 2018, é correto afirmar que a volatilidade do mercado financeiro será algo nunca antes visto na história deste país!, como previmos em nosso artigo Melhor investimento para 2018.

É muito importante que você tenha em mente que não se trata de cravar o sobe e desce do mercado. Não acreditamos e não seguimos a linha da clarividência, tampouco trabalhos em prol do terrorismo financeiro.

O que estamos defendendo é a volatilidade.

E ela virá pelo simples fato de que o mercado e os investidores, já precificam um cenário-base contando com a inelegibilidade de Lula.

Sempre que um acontecimento ocorre na contramão do que o mercado espera, o impacto é dobrado e aí entra em cena o velho ditado:

“Sobe no boato, cai no fato”

Só que neste caso, o ato será o contrário do que já está precificado.

Nosso principal índice de ações, o IBOVESPA, tem batido máxima atrás de máxima, hoje quase batendo a casa dos 80.000 pontos, enquanto os juros futuros longos, que representam em grande parte o prêmio de risco pago pelo mercado, tem caído abruptamente, acompanhados também pelo Dólar, que hoje gira em torno de R$ 3,22.

Vale ressaltar que em uma pesquisa recente, a visão do mercado com a eleição de Lula era de IBOVESPA a 55.000 pontos e Dólar a R$ 4,00.

Não precisamos ser especialistas para adivinhar o que pode acontecer, não é?

Os dias que antecederão o julgamento de Lula já estão “precificados” pelo mercado, no entanto, tão logo confirme-se as notícias dos recursos impetrados por sua defesa e por consequência a confirmação da candidatura Lula Presidente 2018, é melhor tirar as crianças da sala!

Isso sem falar no randevu que ocorreria em caso de uma improvável absolvição.

Por isso você precisa ficar atento, já falamos em nosso artigo e em todas as nossas palestras, a palavra de ordem para 2018 é diversificação.

O ator principal dessa volatilidade, é claro, será o Ibovespa. Além disso, qualquer mudança de cenário impacta diretamente nos juros futuros, que por sua vez determinam o preço dos Títulos Públicos e de muitos fundos atrelados a eles.

Como escapar desta volatilidade

O investidor que não deseja “pagar pra ver” o circo pegar fogo, pode espelhar-se em nosso “resvaloso” molusco (falo da lula-colossal, óbvio).

Para tal, as alternativas mais viáveis hoje, são produtos que investem em mercados do exterior, onde toda esta volatilidade não passará de uma marolinha (se é que você me entende).

Recentemente foram lançados COES e Fundos de Investimentos que alocam seus ativos não só no mercado americano, como também em mercados asiáticos e Europeus. Na dúvida? Converse com um assessor de investimentos.

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

Tags

Filipe Teixeira

Filipe Teixeira é redator do Portal EuQueroInvestir. Gremista, filho dos anos 80, apaixonado por filmes, música, política e economia.

É também Coordenador da área de Marketing do EuQueroInvestir.com e do EuQueroInvestir A.A.I assessores de investimentos.

Me envie um e-mail: filipe.teixeira@euqueroinvestir.com
Ou então uma mensagem por WhatsApp: (51) 98128-5585
Instagram: filipe_st

Artigos Relacionados

Veja Também

Close
Close