Lula não é o único. Outros ex-presidentes também já foram presos no Brasil e exterior. Descubra quem são eles!

Patrícia Auth
Patrícia Auth é jornalista formada pela Univali de Itajaí/SC. Trabalhou em impressos, como o Jornal de Santa Catarina, e também, como repórter na Rede Record e RBS TV. É casada, mãe da Lívia e adoradora de boa música e gastronomia.Na equipe EuQueroInvestir, é responsável pela produção de vídeos, e também escreve e edita artigos para o site.Entre em contato com a Patrícia pelo e-mail: patricia.auth@euqueroinvestir.com

Para muitos brasileiros, a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) – em 07 de abril de 2018 – foi motivo de espanto. Quando imaginava-se um político que já comandou o país, agora, em regime fechado? Pois saiba que a novidade não é tão grande assim… Lula não é o único e nem o primeiro a ter a prisão decretada.

Vamos voltar no tempo, para ficar mais claro…

De 2018, para 1900

Marechal Deodoro da Fonseca, o conhecido Hermes da Fonseca, foi detido quase oito anos depois do fim de seu mandato, que durou entre 1910 e 1914. Naquela época, o presidente do Brasil era Epitácio Pessoa, que havia ordenado uma intervenção federal em Pernambuco. Hermes da Fonseca criticou a medida e foi preso em julho de 1922. No ano seguinte, foi liberado, depois de conseguir habeas corpus.

Deodoro da Fonseca

Em 1930, Washington Luís, na época presidente do Brasil, foi preso acusado de fraude na eleição para o substituto de seu cargo de presidente. Em meio à pressões militares e políticas, Washington Luís foi obrigado a deixar a sede do governo federal. Foi o primeiro presidente a ser preso antes de terminar o mandato.

Washington Luiz

 

Presidente entre 1922 e 1926, Artur Bernardes também foi preso na época da Revolução de 1930, justamente por fazer parte do movimento armado que buscou derrubar o governo de Getúlio Vargas. Ele ficou pouco mais de dois meses detido antes de ir para o exílio em Portugal.

Artur Bernardes

 

Juscelino Kubitschek, presidente do Brasil em 1955, também entra na estatística. Ele foi preso em 1967, 12 anos depois de eleito. JK foi detido por articular a Frente Ampla, em oposição à ditadura militar. Kubitschek ficou na cadeia por apenas nove dias. Depois, cumpriu mais um mês de prisão domiciliar.

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

Juscelino Kubitschek

 

Prisões internacionais

Agora, quando se fala em prisões internacionais, temos casos bem mais recentes, como a de Park Geun-hye, primeira presidente mulher da Coreia do Sul, que foi presa em março de 2018, depois de sofrer um impeachment. Ela foi condenada a 24 anos de prisão acusada de abuso de poder e suborno.

 O ex-presidente do Peru, Alberto Fujimori foi preso em 2007 em razão de crimes contra a humanidade e acusações de corrupção.

Temos ainda os exemplos de Carlos Menem, ex-presidente da Argentina, condenado por contrabando de armas e desvio de dinheiro. E de Carlos Andrés Pérez, ex-presidente da Venezuela, preso por desvio de dinheiro público.

Em Nicarágua, José Arnaldo Alemán Lacayo também foi preso acusado de lavagem de dinheiro e fraudes.

Depois de saber isso tudo, talvez eu até possa imaginar o que você deve estar pensando nesse momento: A corrupção não tem limites e nem fronteiras!

[banner id=”teste-perfil”]

 

 

 

 

 

Se considera um investidor conservador? Então você está em risco de extinção!

O cenário econômico virou do avesso e o país já não é mais o mesmo.

As taxas de juros caíram à níveis jamais vistos no Brasil desde o final do governo Militar (imagem abaixo) e levaram os rendimentos de Renda Fixa para próximo de Zero (ou negativos no caso da poupança).

Italian Trulli

A nova equipe econômica está incentivando novos investimentos no país, e com isso já não é mais possível ganhar dinheiro confortavelmente na poupança e em CDBs comuns. Por isso, estamos declarando a Extinção do Investidor Conservador.

Se você faz parte dessa espécie de investidor que está em risco de extinção, confirme seus dados no formulário abaixo e fale com nossa equipe. Vamos te ajudar, sem dor e sem custo.