NotíciasPolítica

Lula e outros seis são absolvidos em ação por obstrução de Justiça

De acordo com o juiz que analisou o caso, não existem provas suficientes para provar a suposta compra de silêncio do ex-diretor da Petrobras, Nestor Cerveró.

Lula e outros seis são absolvidos em ação por obstrução de Justiça
5 de 1 voto

O PT recebeu uma boa notícia nesta quinta-feira (12). Luiz Inácio Lula da Silva foi absolvido no processo em que é réu por ter, supostamente, atrapalhado as investigações da Lava Jato e se envolvido na compra do silêncio de Nestor Cerveró, ex-diretor da Petrobras e delator da Lava Jato.

A decisão foi tomada pelo juiz federal Ricardo Leite, substituto da 10ª Vara de Brasília.

Lula 4 1024x654 - Lula e outros seis são absolvidos em ação por obstrução de Justiça

O processo estava concluso para sentença desde o final do ano passado. Ele teve origem no acordo de colaboração de Delcídio do Amaral, ex-senador. No caso, o ex-presidente era réu por obstrução de Justiça.

Junto com Lula, foram absolvidos também o banqueiro André Esteves, o ex-senador Delcídio do Amaral, o ex-chefe de gabinete de Delcídio, Diogo Ferreira Rodrigues, o ex-advogado de Cerveró, Edson de Siqueira Ribeiro Filho, o pecuarista e amigo de Lula, José Carlos Bumlai e o filho dele, Maurício Bumlai.

Os citados teriam cometido crimes de embaraço à investigação, exploração de prestígio e patrimônio infiel, ou seja, quando o advogado não defender de forma propícia os interesses do cliente.

Em novembro de 2015, Delcídio do Amaral acabou preso pelo suposto envolvimento na compra de silêncio de Cerveró. Três meses depois, ele foi solto, após fechar o acordo de delação premiada.

A denúncia diz que Bernardo Cerveró, filho de Nestor Cerveró, teria gravado uma conversa com Delcídio, na qual o ex-senador oferecia R$ 50 mil por mês em troca do silêncio do ex-diretor da Petrobras.

O juiz Ricardo Leite entendeu que a gravação da conversa é clara evidência de flagrante forjado, pensando em oferecer provas ao Ministério Público. Com a absolvição, o juiz determinou que o Ministério Público Federal responda aos pedidos de liberação de bens dos réus.

Os outros processos contra Lula

O processo em que foi absolvido nesta quinta-feira (12), é apenas um dos que Lula responde. Outros cinco ainda estão em andamento.

Logo após a decisão do juiz federal Ricardo Leite, o advogado do ex-presidente petista, Cristiano Zanin Martins, se pronunciou dizendo que espera que a Justiça prevaleça também no caso do tríplex, para que Lula seja plenamente liberado.

Agora, falando de investimentos…

Você já fez o teste de perfil do investidor? Se a resposta for não, essa é a oportunidade.

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

Tags

Patrícia Auth

Patrícia Auth é jornalista formada pela Univali de Itajaí/SC. Trabalhou em impressos, como o Jornal de Santa Catarina, e também, como repórter na Rede Record e RBS TV. É casada, mãe da Lívia e adoradora de boa música e gastronomia.

Na equipe EuQueroInvestir, é responsável pela produção de vídeos, e também escreve e edita artigos para o site.

Entre em contato com a Patrícia pelo e-mail: patricia.auth@euqueroinvestir.com

Artigos Relacionados

Close