Balanço de lucros do JP Morgan demonstra saúde da economia global

Paulo Filipe de Souza
Colaborador do Torcedores
1

O lucro do banco estadunidense JP Morgan foi muito superior as projeções feitas pelos analistas em 2019. Enquanto as estimativas eram de ganhos de US $ 2,35 por ação, o banco apresentou um resultado 21% maior.

Os lucros quarto trimestre do JP Morgan somaram US $ 8,52 bilhões, ou US $ 2,57 por ação. O JP Morgan, o maior banco do país em ativos, representa um crescimento da economia em escala global.

Considerada a líder mundial em serviços financeiros e a terceira maior empresa do mundo, o JP Morgan atende uma série de investidores em escala mundial.

No acumulado do ano passado, as ações do banco, negociadas na Bolsa de Valores de Nova York, apresentaram um crescimento de 42%.

Além do crescimento dos lucros, a do banco também aumentou. No balanço divulgado, a receita líquida apresentou um crescimento de 9%, assim passou para 29,21 bilhões de dólares em 2019.

Os resultados divulgados pelo banco estadunidense JPMorgan abre a temporada de balanços das instituições financeiras norte-americanos. Esses números são considerados uma medida da saúde da economia mundial.

Recuperação da economia global

O ano de 2019 foi um momento de uma série de conflitos e questões complexas da geopolítica. Depois de anos de estagnação de várias economias globais, o crescimento de vários países se estabilizou, mesmo que em um nível mais baixo.

Durante a maior parte do ano passado, os Estados Unidos e a China tiveram uma relação tensa. Isso desde o começo da guerra comercial entre os dois países, em março de 2018. Foi só nos últimos meses do ano que as duas potenciais caminharam para um acordo.

Um relatório recente do Banco Mundial, divulgado na última semana, projetou para 2020 um crescimento da economia global de 2,5%. O órgão reduziu a previsão que havia publicado em junho. Na época, a projeção era de um crescimento de 2,7%.

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

Por isso, o balanço divulgado pelo banco JP Morgan foi visto com alarde, os números representam o início de uma retomada da saúde econômica global.

A economia mundial começou o ano em um cenário muito volátil com os conflitos entre EUA-Irã. Por isso, é difícil até para analistas desenharem exatamente como deve se comportar a economia em 2020.

Além das incertezas, há um outro fator que não é positivo para a aceleração do crescimento global, um possível e provável aumento do preço do petróleo por causa dos conflitos.

Mesmo nesse curto período de tempo, os efeitos sobre o preço do petróleo já estão dados como certo. Neste cenário, há um aumento de custo de energia e aumento do preços da produção global.

O mercado agora aguarda os novos balanços dos bancos americanos – considerados os principais da economia internacional – para ter uma ideia de como está a saúde econômica. Se torce para que o efeito JP Morgan se repita com as principais instituições financeiras.