Lojas reabrem, mas a vida não é a mesma na Itália

Daniele Andrade
Jornalista formada pela Universidade Positivo, pós-graduada em Mídias Digitais. Atualmente cursa bacharel em História. Gosta de produzir reportagens sobre política tanto nacional quanto internacional, economia e tecnologia.
1

Crédito: Reprodução Unsplash

Após a explosão de casos do novo coronavírus, a Itália começou a reabrir as portas de suas lojas. A sensação é de ansiedade e esperança para que os negócios voltem ao normal, segundo informações da CNBC.

As pequenas e médias empresas (PMEs) italianas tiveram dias muito difíceis. Muitas são de propriedade familiar, transmitida ao longo de gerações, e já vinham sofrendo com a economia. Com a chegada e passagem recente do coronavírus, os impactos foram maiores. Os empresários sabem que levará tempo, até os hábitos de compra retornem como antes com a população.

Paola é co-proprietária da livraria Open Door em Roma, junto com sua irmã. A jovem disse estar feliz em poder reabrir a livraria, mesmo que ainda seja difícil: “Não há pessoas por perto, pois as medidas de distanciamento social estão causando um grande impacto, especialmente em lugares pequenos como o nosso. Com certeza, não será como antes do Covid-19. O bloqueio tem sido muito difícil”, comentou Paola. Para comerciantes como ela, uma das partes mais difíceis foi ter de pagar o aluguel, mesmo não havendo renda gerada durante o mês.

A importância das PME’s na Itália

As PME’s italianas são consideradas a espinha dorsal econômica do país. Em que, são responsáveis por gerar 66,9% do valor agregado da economia. Os empregos gerados pelas PME’s são altos, em 78,1% comparada a média da União Europeia de 66,6%.

As microempresas, empregam até nove pessoas na Itália. E são particularmente importantes, por oferecer cerca de 44,9% dos empregos.

Mas, de acordo com as últimas previsões do Fundo Monetário Internacional (FMI), as PME’s vão enfrentar um grande desafio para retomar suas vendas. A economia do país deve contrair em 9,1% este ano, devido às medidas tomadas no combate ao coronavírus. 

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

Segundo a Universidade de Johns Hopkins, a Itália foi o epicentro da pandemia na Europa. Com mais de 187.000 casos confirmados e 25.000 de mortes.

Mesmo com o retorno às atividades, ainda são necessários vários cuidados na Itália. Os donos de lojas devem usar luvas e máscaras. Além de cuidar de entrada dos clientes e da distância entre eles nos estabelecimentos.

LEIA MAIS

Coronavírus: Brasil passa de 4 mil mortos e tem 58.509 casos confirmados

“Passaporte da imunidade” é questionado pela OMS