Locação de imóveis residenciais sobe 0,95% em abril

Fernando Augusto Lopes
Redator e editor

Crédito: Site Viva Balneário

O Índice FipeZap de Locação Residencial apresentou alta de 0,95% em abril, mantendo a trajetória de alta vista em março, quando o índice se elevou 0,99%. Apesar da leve desaceleração, o índice superou a deflação do IPCA/IBGE no período, que foi de 0,31%, o representa uma alta real de 1,26%.

“Com a quarta alta consecutiva no ano, o Índice FipeZap de Locação Residencial acumula um avanço nominal de 2,86% no ano, variação que, quando comparada à inflação medida pelo IPCA/IBGE no período (+0,2%), resulta em uma alta real de 2,63%”, diz o relatório.

“Vale ressaltar que a variação do Índice FipeZap também superou o comportamento do IGP-M (FGV), que acumula alta de 2,50% no ano. O índice comumente utilizado para reajustar periodicamente boa parte dos contratos de locação”, ressalta.

Dúvidas sobre como investir? Consulte nosso Simulador de Investimentos

As capitais em abril

Quase todas as capitais analisadas apresentaram alta nominal no preço do aluguel residencial.

Destaque para Belo Horizonte, que teve aumento de 2,12%. Florianópolis, com 1,63%, vem em seguida, além de São Paulo, com alta de 1,46%.

Brasília teve avanço no preço em 1,01% e o Rio de Janeiro, em 0,40%.

O caminho inverso foi observado por Goiânia e Fortaleza, as duas únicas capitais que tiveram recuos nominais nos preços: 1,35% e 0,22%, respectivamente.

Últimos 12 meses

O Índice FipeZap de Locação Residencial reforçou sua alta nos 12 últimos meses, chegando a 5,29%. Esse patamar supera a inflação medida pelo IPCA/IBGE no período, de 2,40%. “Com isso, o preço médio de locação residencial apresentou alta real de 2,82% nessa janela temporal”, diz o relatório.

No período de 12 meses, todas as capitais analisadas pelo índice tiveram aumento.

O destaque vai para Florianópolis com crescimento de 12,38%. Curitiba apresentou alta de 12,24%, com São Paulo indo no mesmo caminho, a 8,23%. Brasília teve alta acumulada de 5,33%, o que supera a inflação medida pelo IPCA/IBGE. Já o Rio de Janeiro, com alta de 1,36% se mantém abaixo da inflação ao consumidor.

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

Rentabilidade

“A razão entre o preço médio de locação e o preço médio de venda dos imóveis é uma medida de rentabilidade para o investidor que opta em adquirir o imóvel com a finalidade de obter renda com aluguel ao longo do tempo”, explica a Fipe. “Nesse sentido, o indicador pode ser utilizado para avaliar a atratividade do mercado imobiliário em relação a outras opções disponíveis aos investidores a cada momento do tempo”.

Assim, há uma ligeira alta na comparação com o que foi calculado há um ano: 4,53%. O retorno médio do aluguel residencial avançou a 4,85% em abril de 2020 – uma alta de 0,29 ponto percentual em 12 meses.

É uma variação superior ao retorno médio projetado para aplicações financeiras de referência.

Os benefícios de se ter um assessor de investimentos