Linha 17-Ouro do Metrô de SP vai retomar obras com contrato de meio bilhão de reais

Fernando Augusto Lopes
null

Crédito: Renato Lobo / ViaTrolebus

Depois de seis meses, o metrô de São Paulo finalmente assinou o contrato com a Constran para a retomada das obras da Linha 17-Ouro.

Em 16 de agosto de 2019, o Metrô realizou a sessão pública para entrega de propostas para as obras de conclusão de estações do monotrilho (trens leves com pneus que trafegam em elevados de concreto) da linha 17-Ouro, da zona Sul da capital paulista. Com a participação de 11 empresas e consórcios, a melhor proposta, com o menor preço, foi a da Constran Internacional Construções S.A, no valor de R$ 494.868.209,89 milhões.

O monotrilho está em obras desde 2011. Atualmente 86% da obra foi executada e deveria ter ficado pronta em 2014, com um trajeto maior que o atual previsto. A data de reinício das atividades ainda não foi definida.

Troca de construtora

O Metrô rescindiu o contrato com o Consórcio Monotrilho Integração (CMI), então responsável pela construção da linha. O CMI ainda recebeu multa de R$ 88 milhões. Além disso, o governo paulista suspendeu a participação da empresas integrantes do consórcio em novas licitações e contratos com a administração estadual de São Paulo pelo período de dois anos.

A Constram ficará responsável pelo acabamento do Pátio Água Espraiada e das estações Aeroporto de Congonhas, Jardim Aeroporto, Brooklin Paulista, Vereador José Diniz, Campo Belo, Vila Cordeiro e Chucri Zaidan. O monotrilho terá 7,7 km de extensão e vai ligar o Aeroporto de Congonhas à estação Morumbi, da CPTM. Também haverá conexão com a estação Campo Belo, da linha 5-Lilás, já concluída.

O contrato abrange a execução das obras civis remanescentes e a implantação de acabamento, paisagismo, comunicação visual e instalações hidráulicas, além da execução da ciclovia, recapeamento da Avenida Roberto Marinho, edificação do centro comunitário e esportivo, fabricação e lançamento de vigas guia pré-moldadas da Linha 17 de monotrilho.

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

O prazo de vigência contratual é de 36 meses.


Aproveite o atual cenário econômico do Brasil e aumente a rentabilidade dos seus investimentos.

Deixe seus dados abaixo e conte com a nossa equipe para lhe ajudar.

Se preferir, ligue direto para 4007-2374