Líbia perde aproximadamente US$ 1 bilhão por bloqueio de instalações petrolíferas

Felipe Moreira
Especialista em Mercado de Capitais e Derivativos pela PUC - Minas, com mais de 8 anos de vivência no mercado financeiro e de capitais. Certificações: CPA-10, CPA-20 e AAI. Apaixonado por educação financeira e investimentos.
1

Crédito: Reprodução/Wikipedia

A Líbia perdeu US$ 931 milhões em 3 semanas por causa do bloqueio das principais instalações de petróleo, que fez a produção cair mais 80%, informou a Companhia Estatal de Petróleo (NOC) ontem (5).

No dia 18 do mês passado, aliados do marechal Khalifa Haftar, grupo contrário ao governo de Trípoli reconhecido pela Organização das Nações Unidas, impediram o acesso as principais instalações do leste do país. Com informações da AFP.

Do dia 18 até 3 de fevereiro, “produção declinou de mais 1,2 milhão para 187 mil barris por dia”, disse a NOC em seu site.

Os grupos aliados a Haftar forçaram a suspensão das exportações do óleo nos terminais de Ras Lanuf, Al-Sedra, Brega, Al-Hariga e Zuitina.

O bloqueio em uma instalação de bombeamento no sudoeste da Líbia também provocou paralisação da produção no campo de petróleo de Al-Charara e no de Al-Feel.

O petróleo responde por quase toda a fonte de renda na Líbia. Os grupos aliados de Haftar defenderam que 0 bloqueio trata-se de manifestação contrária ao apoio turco ao governo de Trípoli.