Levantamento aponta queda de 2,92% no preço dos imóveis em 2019

Paulo Amaral
Jornalismo é meu sobrenome: 20 anos de estrada, com passagens por grandes veículos da mídia nacional: Portal R7, UOL Carros, HuffPost Brasil, Gazeta Esportiva.com, Agora São Paulo, PSN.com e Editora Escala, entre outros.

Crédito: Reprodução/infomoney

Um levantamento realizado pela FipeZap e divulgado nesta terça-feira (3) apontou para uma queda real de 2,92% no preço dos imóveis no País em 2019.

Segundo a pesquisa, o preço médio ficou praticamente estável nos primeiros 11 meses, com alta de 0,02%, mas, quando comparado à inflação, de 3,04% no período, ficou constatada a queda real nos preços, de 2,92%.

A verdadeira “sopa de números” considera as previsões do Boletim Focus, do Banco Central, para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE).

A alta de preços também perdeu a corrida para a inflação quando o comparativo é baseado nos últimos 12 meses corridos, tendo subido 0,14% contra a inflação de 3,19%, resultando em uma queda real de 2,96% dos preços para o período.