LCI: conheça a sopa de letrinhas

Humberto Maurício Pennacchia
null
1

Crédito: Reprodução / Pixabay

O mercado financeiro é cheio de investimentos com nomes e siglas de difícil entendimento para as pessoas que não têm familiaridade com essa área. A sigla LCI é um exemplo disso. Nessa pauta, você aprenderá tudo sobre essa modalidade de investimento.

O que significa LCI?

LCI significa Letras de Crédito Imobiliário.

Como é o investimento em LCIs?

Ao investir em LCI  ou LETRAS DE CRÉDITO IMOBILIÁRIO, você faz um empréstimo a um banco ou a uma instituição financeira em troca do pagamento de uma taxa de juros por um período determinado de tempo.

Onde os recursos arrecadados pelo banco com a LCI serão usados? 

Os recursos que a instituição financeira arrecada com esse empréstimo serão usados para financiar e fomentar  o setor imobiliário.

Podemos classificar as LCI como investimento de renda fixa?

As Letras de Crédito Imobiliário são produtos de renda fixa, emitidos pelo próprio banco com a finalidade de reemprestar esses recursos captados  para a área da construção civil, com uma taxa de juros maior do que aquela paga no início da captação.

Conheça algumas vantagens ao se adquirir uma LCI:

a) Seu rendimento é maior do que a caderneta de poupança.

b) Possuí uma vantagem  que atrai muitos investidores, ela é isenta de imposto de renda para as pessoas físicas.

c) Além de possuir baixo risco, conta com a proteção do Fundo Garantidor de Créditos até o limite máximo de R$ 250.000,00 por CPF e por instituição financeira.

Quais são os tipos de LCIs existentes?

Existem as LCIs pré-fixadas e as pós-fixadas, lembrando que nas pré-fixadas, você saberá na hora quanto resgatará no final e nas pós-fixadas, sua rentabilidade só será conhecida no resgate. Dessa forma, pesquise a melhor opção e veja por quanto tempo seu dinheiro poderá ficar investido e qual remuneração  lhe deixará satisfeito com o resultado final.