LCA: Conheça as vantagens e desvantagens

Humberto Maurício Pennacchia
null

Crédito: Jestermaroc / Pixabay

Aos poucos, o brasileiro vai ampliando o seu conhecimento sobre novas modalidades de investimentos. Ao fazer isso, vai se deparando com aplicações que, até então, não eram conhecidas. As LCAs é um bom exemplo disso.

O que significa LCA?

LCA significa Letra de Crédito do Agronegócio.

Como funciona o investimento em LCA?

Ao investir seu dinheiro em Letra de Crédito do Agronegócio, o banco encaminha o valor arrecadado para ser utilizado no financiamento do agronegócio.

Monitore completamente sua Carteira

LCA é um título de renda fixa?

Sim, as Letras de Crédito do Agronegócio são consideradas investimentos de renda fixa. Ao emprestar seu dinheiro a um banco, por um período determinado de tempo, o investidor recebe uma taxa de juros por isso.

Quais as vantagens do investimento em LCA?

O investimento em LCA  possui boa rentabilidade, sendo superior ao da poupança, por exemplo. Ao investir em LCA, seu dinheiro será usado para financiar o crescimento  e o desenvolvimento de um setor estratégico para o nosso país, que é o agronegócio. O agronegócio é o setor que envolve todos os segmentos da cadeia produtiva ligada à agropecuária. Diferentemente do que muitos acreditam, esse setor não se limita apenas às atividades da agricultura e pecuária. O agronegócio também engloba as atividades desenvolvidas pelos fornecedores de sementes ou insumos, equipamentos, serviços, industrialização e comercialização da produção agropecuária.

LCA é um investimento de baixo risco?

A LCA é um investimento de baixíssimo risco, além do que, conta com a proteção do Fundo Garantidor de Crédito (FGC).

 Conheça o  FGC: 

O FGC não é um banco nem um órgão governamental. Tecnicamente ele é uma entidade privada, sem fins lucrativos. Ele é mantido pelas instituições financeiras através de contribuições mensais de 0,0125% sobre todo o dinheiro que os seus investidores possuem aplicado. É importante ressaltar que essas contribuições são feitas diretamente pela instituição financeira associada, e que não há nenhum tipo de cobrança direta do investidor para que ele tenha proteção do FGC.

O investimento em LCA paga imposto de renda?

O investimento em LCA é totalmente isento do pagamento do imposto de renda.

Quais as desvantagens do investimento em LCA?

a) A aplicação mínima pode ser muito elevada, fique atento a esse detalhe.

b) O prazo para resgate pode ser muito longo,  superior há 365 dias.