Lacalle Pou é eleito presidente do Uruguai e tira esquerda do poder após 15 anos

Paulo Amaral
Jornalismo é meu sobrenome: 20 anos de estrada, com passagens por grandes veículos da mídia nacional: Portal R7, UOL Carros, HuffPost Brasil, Gazeta Esportiva.com, Agora São Paulo, PSN.com e Editora Escala, entre outros.

Crédito: Mariana Greit/Reuters

O candidato Luis Lacalle Pou, que disputou o pleito presidencial no Uruguai por um partido de direita, teve sua vitória apontada como definitiva pela Corte Eleitoral do país.

O resultado sobre o rival Daniel Martínez decretou o fim de um período de 15 anos da esquerda no poder e já foi reconhecido até mesmo pelo candidato derrotado.

“Meu reconhecimento e obrigado a todos os homens e mulheres que estão defendendo os votos e a democracia em cada mesa nos dias de hoje. Meu pensamento está com vocês”, escreveu o novo presidente em sua conta no Twitter.

Conheça planilha que irá te ajudar em análises para escolha do melhor Fundo Imobiliário em 2021

A posse de Lacalle Pou está marcada para o dia 1º de março de 2020 e deverá contar com a presença do presidente Jair Bolsonaro, algo que não aconteceria se o vencedor fosse o partido rival.

A vitória de Lacalle Pou, no entanto, não foi tão simples, com uma diferença de pouco mais de 1 ponto percentual sobre o adversário (48,71% contra 47,51%).

A margem era tão pequena que as autoridades evitaram anunciar um vencedor logo após o término da votação, mesmo com a boca de urna apontando para o resultado que acabou se concretizando. A Corte Eleitoral decidiu recontar os votos.

Apesar da vitória, quase metade da população uruguaia apoiou o candidato da esquerda, Daniel Martínez, mostrando que, mesmo com a confirmação da alternância no poder, o país seguirá dividido e com forte oposição dentro e fora do governo.

Perfil do novo presidente

Luis Lacalle Pou tem 46 anos e desde os 24 se dedica à política, tendo exercido anteriormente cargos de deputado e senador. É formado em Direito, mas nunca exerceu sua profissão, deixando clara sua preferência pelo mundo político.

Lacalle Pou foi nascido e criado em berço com ambiente político. O novo presidente uruguaio é filho do ex-presidente Luis Alberto Lacalle, que governou de 1990 a 1995, e da ex-senadora Julia Pou. É  ainda bisneto de Luis Alberto de Herrera, um dos políticos mais influentes da história do Partido Nacional.

Essa foi a segunda vez que Lacalle Pou concorreu à presidência do país. Na primeira, em 2014, acabou derrotado pelo candidato da Frente Ampla, Tabaré Vásquez.