JP Morgan: nos mercados emergentes, ações podem subir até 20%

Paulo Amaral
Jornalismo é meu sobrenome: 20 anos de estrada, com passagens por grandes veículos da mídia nacional: Portal R7, UOL Carros, HuffPost Brasil, Gazeta Esportiva.com, Agora São Paulo, PSN.com e Editora Escala, entre outros.
1

Crédito: Pixabay

As ações dos mercados emergentes podem se recuperar e subir até 20% em 2021. Essa foi a previsão do JP Morgan para a CNBC.

Segundo Joyce Chang, presidente de pesquisa global do JP Morgan, além da China e da Índia, outros países emergentes que acabaram sofrendo com a pandemia em 2020 e sendo evitados pelos investidores darão a volta por cima no ano que vem.

“Acho que os mercados emergentes estão muito abaixo do esperado, como vemos na recuperação dos mercados. Na verdade, somos neutros na China agora, mas atualizamos o restante dos mercados emergentes, onde achamos que as avaliações são atraentes e há mais oportunidades”, disse Chang.

Conquiste sua Independência Financeira. Conheça os 4 Pilares para Investir

Brasil é visto como oportunidade pelo JP Morgan

O JP Morgan citou o Brasil, ao lado de países como Indonésia, Coréia do Sul e Tailândia, como um centro de boas oportunidades para os investidores em 2021, pois tem espaço para “recuperar o atraso”.

Historicamente, os investidores tiveram cerca de 9% alocados em geral para ações de mercados emergentes, explicou ela. Atualmente, essa alocação gira em torno de 7%. “Acho que há espaço para recuperação em 2021 para os mercados emergentes”, disse ela.

“Em títulos de mercados emergentes, acreditamos que você poderia obter de 5 a 6%, o que é realmente muito bom considerando o quão baixo e negativo o mercado desenvolvido está agora. Há valor nisso”, completou.

Em uma tentativa de manter os mercados financeiros longe da crise econômica, os principais bancos centrais, como o Federal Reserve dos EUA (Fed), cortaram as taxas de juros, baixando o custo da dívida e, ao mesmo tempo, tornando os títulos menos atraentes.

O rendimento dos títulos do Tesouro com vencimento para 10 anos de referência ficou abaixo de 1% durante a maior parte de 2020 até agora. Em comparação, o rendimento dos títulos do governo chinês de 10 anos estava em 3,32%, na manhã de sexta-feira, horário de Cingapura.

Leia mais: Dólar sobe ou cai? Cenário continua nebuloso