Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Notícias
Jornalista Roberto D’Avila participa da Money Week Cenários 2022

Jornalista Roberto D’Avila participa da Money Week Cenários 2022

Cenários de 2022, a incerteza do futuro incomoda você? Este é o tema da última Money Week de 2021, que ocorre entre os dias 11 a 14 de janeiro de 2022, de maneira totalmente online e gratuita.

Entre os convidados desta edição está o gaúcho Roberto D’Avila, 72 anos, jornalista que, além de atuar como empresário, é apresentador e diretor-geral de seu programa televisivo de entrevistas Conexão Roberto D’Avila, atualmente transmitido pela TB Brasil. Ele é também apresentador do programa Roberto D’Avila, da Globonews. 

Bacharel em Direito, D’Avila é formado pela Universidade de São Paulo (USP) e em História pela Universidade de Paris.

Seu interesse pelo jornalismo iniciou-se quando integrou o Centro de Formação de Jornalistas de Paris. Em 1996, frequentou a Universidade Harvard, como aluno visitante, em Ciências Políticas.

D’Avila na política

Na política, entre diversos cargos importantes, D’Avila foi vice-prefeito do Rio de Janeiro, de 1988 a 1992, e Deputado Federal Constituinte.

Ele iniciou na vida partidária em 1984, pelo PDT, sendo deputado, presidente da Sub-Comissão de Relações Internacionais da Câmara dos Deputados e Membro da Comissão de Ciência e Tecnologia entre 1986 e 1990.

Foi vice-prefeito entre 1988 e 1992 do Rio de Janeiro na gestão de Marcello Alencar.

Publicidade
Publicidade

No estado do Rio de Janeiro foi secretário de Turismo, Esportes e Cultura, em 1989; secretário de Meio Ambiente e Projetos Especiais; presidente do Comitê do Meio Ambiente – Conema; presidente do Conselho Administrativo do Controle de Fundos para o Meio Ambiente; presidente do Comitê para a Defesa Ambiental da Costa; representante no Conselho Nacional do meio ambiente – Conama; responsável pela Conferência das Nações Unidas para o meio Ambiente e Desenvolvimento – Unced, de 1990 a 1994.

Roberto D’Avila: carreira no jornalismo

Sobre o fato de ser envolvido com a política, em entrevista ao Estadão em agosto, ele explicou que passou parte da infância e adolescência no Rio Grande do Sul, “um estado muito politizado”.

“Na minha casa, não era diferente. Sempre me interessei por política. Em 1986, apareceu uma chance histórica e me elegi deputado constituinte com o apoio e a insistência de dois mestres inspiradores: Leonel Brizola e Darcy Ribeiro. Depois, resolvi voltar para o jornalismo, já que o jogo bruto do poder não combinava com o meu temperamento mais apaziguador”, colocou ele na entrevista.

Há mais de 40 anos na TV brasileira, D’Ávila acredita que a dica é falar pouco e deixar o entrevistado desenvolver o assunto. Além disso ele acha que fazer o programa uma vez por semana também evita que as pessoas enjoem dele, como disse em entrevista ao blog Bafafá. 

Entre suas entrevistas mais marcantes, segundo ele mesmo, estão a com o presidente francês François Mitterrand e com Fidel Castro.

Quer conferir as visões de Roberto D’Ávila para 2022? Não deixe de se inscrever na Money Week Clique aqui e faça seu cadastro