Jornais | Expectativa de inflação à solta e demanda por investimentos ao país em pauta

Osni Alves
Jornalista desde 2007. Passou por redações e empresas de comunicação em SC, RJ e MG. E-mail: oalvesj@gmail.com.

Expectativa de inflação à solta e demanda por investimentos ao país pautam os jornais nesta terça-feira (23).

O Valor Econômico informa que a elevação generalizada dos preços tem fugido ao controle do Banco Central. Trata-se da inflação de longo prazo em um processo que poderá ter um custo importante em termos de alta na taxa básica de juros e de perda de crescimento da economia.

Praticidade e precisão, saiba quais melhores investimentos e como melhorar rentabilidade de suas ações

O jornalão de economia traz ainda a notícia de que o Brasil busca mais acordos de investimentos, com o governo apostando em quatro frentes para ampliar os recursos de cooperação e facilitação de investimentos com outros países.

Também diz que a intenção é reforçar a segurança jurídica dos investidores, principalmente para atrair recursos para concessões e privatizações.

O periódico acrescenta, ainda, que a decisão do STF de considerar ilegal a cobrança do ICMS em percentuais superiores às alíquotas ordinárias sobre fornecimento de energia e serviços de telecom é considerada uma bomba fiscal pelos Estados.

O Globo, por sua vez, elenca que o Brasil tem maior declínio democrático, conforme relatório de organização sueca intitulado Estudo Global da Democracia, que inclui os EUA pela primeira vez entre os países com democracia em recuo.

Já o Estadão informa que o relator do Auxílio Brasil prevê reajuste anual pela inflação. Trata-se da ampliação do alcance dos pagamentos, proibição de filas e metas para a redução da pobreza.

A Folha de S.Paulo destaca em sua manchete que a PEC dos Precatórios vai liberar R$ 106 bilhões, sem espaço de reajuste a servidor. Entretanto, pelas contas o valor não será suficiente para bancar promessas de reajuste a servidores.