Países da Europa iniciam campanhas de vacinação; veja mais notícias

Victória Anhesini
Jornalista formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie
1

Crédito: Reprodução/Flickr

Alemanha, Áustria, França, Itália, Grécia, Portugal, Espanha e República Tcheca estão entre os primeiros países a participarem do programa de vacinação em massa iniciado neste domingo (27) na Europa. Conforme a campanha, os primeiros a receberem a primeira dose da vacina desenvolvida pela Pfizer e BioNTech são idosos e os profissionais da área da saúde.

A União Europeia deve receber 12,5 milhões de doses da vacina até o final do ano, de acordo com a Agência Reuters. O número é suficiente para vacinar 6,25 milhões de pessoas com base no regime de duas doses. As empresas estão lutando para atender à demanda global e pretendem realizar 1,3 bilhão de injeções no próximo ano.

Além disso, a Europa firmou contratos com uma série de farmacêuticas, incluindo a Moderna e a AstraZeneca. O total seria mais de dois bilhões de doses de vacina. E ainda, foi definido uma meta para que todos os adultos sejam imunizados durante o ano de 2021.

Bolsonaro afirma que tem pressa para vacinação

Apesar de ter dito que não “dá bola” para o Brasil estar atrás de outros países no quesito de vacinação emergencial contra a Covid-19, Bolsonaro falou hoje em redes sociais que há pressa de começar campanhas aqui. Entretanto, deixou claro que tem ressalvas.

“Temos pressa em obter uma vacina, segura, eficaz e com qualidade, fabricada por Laboratórios devidamente certificados”, afirmou em seu Twitter. “Mas a questão da responsabilidade por reações adversas de suas vacinas é um tema de grande impacto, e que precisa ser muito bem esclarecido”.

Bolsonaro afirmou ainda que, caso exercesse pressões pela vacina, seria acusado de interferência e irresponsabilidade.

Acionistas minoritários da Smiles (SMLS3) querem assembleia

Dois acionistas minoritários da Smiles (SMLS3) enviaram à companhia um pedido de convocação de assembleia geral extraordinária. Conforme reportagem da Valor, os fundos Samba Theta e Centauro I, que formam aproximadamente 4% das ações da empresa, querem que acionistas votem sobre ação de reponsabilidade contra o conselho da Smiles. Este é questionado sobre decisões recentes, que na opinião dos fundos, aprovaram medidas que prejudicaram o caixa da Smiles.

Brexit oferece alternativa para serviços financeiros

O Brexit vai oferecer ao Reino Unido a chance de fazer as coisas de forma diferente em relação aos serviços financeiros, disse o ministro das Finanças Rishi Sunak neste domingo. As informações são da Agência Reuters.

O ministro garantiu que o país irá cooperar com a União Europeia. Entretanto, há poucos detalhes sobre o assunto que existem no acordo comercial entre as partes.

A partir do próximo 1º de janeiro, grupos de serviços financeiros com sede no Reino Unido perdem acesso automático ao mercado único da UE. “Agora que deixamos a União Europeia, podemos fazer as coisas de maneira um pouco diferente (em serviços financeiros)”, disse Sunak, por fim, às emissoras.

BB (BBSA3) volta a pensar em se desfazer da Cielo (CIEL3)

Em coluna do jornal O Globo, Banco do Brasil (BBSA3) anuncia pensar, novamente, em vender suas ações da Cielo (CIEL3). Contudo, nenhum detalhe foi especificado. O banco já havia feito pronunciamentos a respeito da venda no início de 2020. Em agosto, o assunto chamou atenção pela segunda vez com a possibilidade da venda das ações para o Santander (BBDC4).

Gostaria de ter orientação sobre como investir e onde? Preencha o formulário abaixo que um assessor da EQI Investimentos poderá ajudar em sua jornada.