Eleição EUA: Joe Biden deve seguir no topo das pesquisas, prevê XP

Osni Alves
Jornalista | oalvesj@gmail.com
1

Crédito: Eleição EUA: Joe Biden deve seguir no topo das pesquisas, prevê XP

Observando as pesquisas da semana, a XP diz acreditar que o Democrata Joe Biden permanece na liderança de intenção de voto contra Donald Trump. “Entretanto, o Republicano ainda é o favorito no mercado de apostas”, informou.

O fato novo, conforme a XP, é o apoio que Biden recebeu do partido assim que seu concorrente Bernie Sanders desistiu da corrida.

Essa movimentação no pleito fez com que o ex-presidente Barack Obama anunciasse apoio a ele. Até então Obama evitara manifestar opinião por conta do duelo Biden-Sanders.

A senadora democrata Elizabeth Warren também se manifestou em favor de Biden.

xp_eleicoes_usa_1

Com tanto reforço, ele reconquistou espaço no noticiário, apesar da pandemia e de decisões do presidente Donald Trump permanecerem em destaque.

Para a XP, em Wisconsin – Estado considerado um dos ‘swing states’ chave à eleição de Trump em 2016 – os Democratas conquistaram a presidência do Supremo Tribunal Regional, derrubando atual líder, Daniel Kelly, apoiado por Trump.

Kelly foi muito criticado após decisão de manter data de eleição primária democrata em meio à crise sanitária apesar de resistência do partido e do governador do Estado.

xp_eleicoes_usa_2

O sucesso da juíza Jill Karofsky é considerado uma importante vitória para o partido Democrata já que o Estado deve avaliar decisões eleitorais importantes, como a manutenção de 200 mil nomes dos registros eleitorais.

xp_eleicoes_usa_3