JBS (JBSS3): Cade aprova compra de negócios da Bunge pela controlada Seara

Paulo Amaral
Jornalismo é meu sobrenome: 20 anos de estrada, com passagens por grandes veículos da mídia nacional: Portal R7, UOL Carros, HuffPost Brasil, Gazeta Esportiva.com, Agora São Paulo, PSN.com e Editora Escala, entre outros.
1

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) deu o sinal verde, sem restrições, para a aquisição de fábricas e algumas marcas dos produtos e outros ativos da Bunge pela Seara, da JBS (JBSS3).

Sérgio Ravagnani, conselheiro-relator do caso, avaliou que o ato de concentração não apresenta preocupações concorrenciais em nenhum dos segmentos que ele abrange: maionese, óleo degomado de soja e margarinas.

Com relação ao óleo degomado de soja (insumo utilizado na produção de margarinas e que tem a Bunge como maior produtora nacional), Ravagnani destacou que “a operação não altera a disponibilidade dele no mercado, pois ficou demonstrado nos autos do processo que há diversos outros fornecedores do produto e vários concorrentes afirmaram não ter dificuldades de obter o oléo”.

Tio Huli, EconoMirna, Natalia Dalat e outros tubarões do mercado de Investimentos.

Não perca!

O relator alegou que, no segmento de margarinas, “existe rivalidade suficiente para evitar eventual exercício de poder de mercado por parte da Seara”.

Diante dessas análises, o Tribunal do Cade seguiu o entendimento do relator Sérgio Ravagnani e ratificou o ato de concentração da Seara, que agora tem em mãos 30 a 40% do mercado de margarinas.

Bunge e JBS

O acordo sacramentado hoje dando sinal verde para a Seara foi iniciado entre a companhia norte-americana Bunge e a JBS, controladora da Seara, em dezembro de 2019, mas notificado ao Cade em janeiro deste ano.

O negócio custou cerca de R$ 700 milhões aos cofres da JBS e envolveu três fábricas, localizadas em São Paulo, Santa Catarina e Pernambuco.

Agora, a Seara poderá ampliar sua participação no mercado brasileiro e passar a administrar marcas de margarina e maionese, como Delícia, Primor e Gradina.

Leia também: JBS entrega mais um trimestre forte

Gostaria de diversificar seus investimentos e aplicar no mercado acionário? Preencha o formulário abaixo que um assessor da EQI Investimentos poderá ajudar em sua jornada.

Participe também da nova edição da Money Week, de 23 a 27 de novembro. Inscreva-se.