IRB (IRBR3): faturamento de mercado de seguros cresceu 11,5% em outubro

Redação EuQueroInvestir
Colaborador do Torcedores
1

Crédito: irb-irbr3-seguro

O mercado de seguros fechou outubro com alta de 11,5% no faturamento com prêmios emitidos, na comparação com o mesmo período do ano passado. Foi o segundo melhor mês de 2020, com crescimento em quase todas as linhas de negócios, ficando atrás somente de setembro, que registrou alta de 17,4%.

 

Os dados são do Boletim IRB+Mercado divulgado nesta quarta-feira (16) pelo IRB+Inteligência, serviço de inteligência de dados do IRB Brasil RE. O estudo exclui os ramos de DPVAT, saúde, VGBL, PGBL e outras linhas de previdência.

Conquiste sua Independência Financeira. Conheça os 4 Pilares para Investir

 

No acumulado dos dez primeiros meses do ano, o aumento é de 4,4% em relação a 2019. No período, o segmento de seguros rurais teve a maior alta, com R$ 6 bilhões em prêmios emitidos. Já o segmento de automóveis voltou ao patamar de 2017, atingindo o faturamento de R$ 28,7 bilhões no acumulado dos dez primeiros meses desse ano. 

Resseguro

Os prêmios cedidos às resseguradoras brasileiras também registraram alta. Em outubro, de acordo com os dados da Superintendência de Seguros Privados (Susep) analisados pelo Boletim IRB+Mercado, as seguradoras cederam 65,3% mais prêmios nas operações de resseguro em relação a outubro de 2019. No acumulado do ano, o crescimento chega a 33,5% como reflexo do aumento de repasses em quase todas as linhas de negócios. 

 

O Boletim IRB+Mercado também aponta que a proporção das despesas com sinistros ocorridos em relação ao faturamento alocado em outubro (prêmios ganhos do mês) melhorou em 3,2 pontos percentuais na comparação 2020 com 2019. No acumulado do ano, o índice recuou 2,2 p.p. caracterizando, em linhas gerais, melhoria das margens no conjunto das seguradoras brasileiras.  

Gostaria de ter orientação sobre como investir e onde? Preencha o formulário abaixo que um assessor da EQI Investimentos poderá ajudar em sua jornada.