IPO da RV Digital: conheça a empresa de tecnologia que está na fila para IPO

Felipe Alves
Jornalista com experiência em reportagem e edição em política, economia, geral e cultura, com passagens pelos principais veículos impressos e online de Santa Catarina: Diário Catarinense, jornal Notícias do Dia (Grupo ND) e Grupo RBS (NSC).
1

Foto: RV Digital

A empresa de tecnologia RV Digital, denominada também de BMRV Participações, está na fila para IPO.

A companhia oferece um dos maiores ecossistemas de transações eletrônicas do país. Presente em todo o Brasil, ela atua em parceria com grandes empresas de telefonia, serviços, conteúdos digitais e de entretenimento.

Praticidade e precisão, saiba quais melhores investimentos e como melhorar rentabilidade de suas ações

Vamos conhecer melhor a companhia?

História da empresa

A RV Tecnologia é uma das principais plataformas de soluções digitais e financeiras do Brasil. Em 2020 foi eleita como o maior canal de vendas de recarga de varejo do Google no mundo.

A companhia atua majoritariamente no mercado de pequenos e médios estabelecimentos voltados para o consumidor pessoa física e disponibiliza os produtos de forma digital à fintechs e demais instituições financeiras.

“Nascemos com o propósito de levar a melhor experiência de conectividade aos nossos clientes e parceiros e com isso democratizar o acesso à telefonia celular no país atendendo de forma agnóstica grandes e pequenas localidades”, diz a RV Digital no prospecto preliminar.

Na época, após perceber que os cartões pré-pagos raspados (scratch cards), usados pelos clientes que adquiriam créditos para seus celulares, acumulavam desperdícios desnecessários Fabiano Chamone percebeu uma oportunidade para simplificar o uso dos mesmos através de um software, que viria receber PINs para serem revendidos eletronicamente nos estabelecimentos físicos.

A partir deste momento, nasceu em 2002 a RV Tecnologia a fim de fomentar um mercado ainda pouco explorado e com claras avenidas de crescimento no longo prazo.

A RV Digital oferece aos clientes e parceiros um ecossistema integrado com soluções digitais e financeiras, buscando aproximá-los de seus potenciais consumidores. A tecnologia permite que os clientes e parceiros ofereçam mais produtos em seus portfólios e atraiam novos consumidores interessados.

A empresa diz que ocupa posições de destaque, liderando o mercado de telecomunicação por meio de recargas de celulares e vendas de chips. A partir de 2012, a companhia decidiu acelerar o desenvolvimento de diversas novas soluções por meio de seus canais digitais, além do segmento B2B2C, visando aumentar a presença online e melhorar o posicionamento da marca.

Principais clientes

A RV Digital atende todos os tipos de estabelecimentos comerciais, tendo como a maior parte de sua carteira pequenos e médios estabelecimentos comerciais.

São oferecidos a eles serviços pré-pagos (recarga celular, produtos pré-pagos não-telecom, cartões de transporte, entre outros), serviços financeiros (pagamento de contas, maquininhas de débito/crédito e correspondente bancário) e soluções de mídia digital (Media Out of Home). Dentre os estabelecimentos atendidos, verifica-se mercados, farmácias, lojas de vestuário, restaurantes, postos de gasolina, entre outros.

Os pontos de venda que aparecem com maior destaque são os mercados e farmácias.

Com grande capilaridade, a companhia hoje está presente em todas as regiões do Brasil.

A empresa conta com uma rede de estabelecimentos que alcança mais de 150 mil de Pontos de Venda (PDVs) espalhados em mais de 4 mil cidades no Brasil. Está presente em 72% dos municípios com até 100 mil habitantes, regiões essas que contribuem para um cenário menos competitivo perante fortes concorrentes e permitem maior capacidade de fortalecer um relacionamento de longo prazo com sua base de clientes e parceiros.

Além disso, cidades com até 100 mil habitantes representam 93% das cidades que a empresa está presente.

Com um modelo de negócios padronizado, escalável e bem estruturado, a Companhia teve sucesso em perseguir uma rápida expansão nos últimos anos com o aumento da quantidade de PDVs, migrando aproximadamente 91 mil pontos de venda em 2018 para 152 mil em 2020, resultando uma taxa composta de crescimento anual (CAGR) de 29% neste mesmo período.

Money Week 5ª Edição

5 Dias de Evento | 70 Autoridades do Mercado Financeiro | 20 Horas de Conteúdo

RV Digital

Os produtos da RV Digital

A RV Digital possui em seu portfólio diferentes tipos de produtos responsáveis por gerar o faturamento anual do grupo, os quais estão divididos da seguinte forma:

  • Recarga telecom;
  • Vendas de chips telecom;
  • Serviços pré-pagos não Telecom;
  • Maquininha de Cartão;
  • Correspondente Bancário;
  • Cartões de Transporte Público;
  • Outros Serviços Financeiros;
  • Media out of Home (MOOH).

Enquanto a recarga telecom e os serviços pré-pagos não-Telecom se beneficiam do take-rate cobrado sobre o valor total transacionado das operações realizadas, a maquininha de cartão, além do take-rate sobre o TPV, é exigido um valor de aluguel anual por maquininha.

Já para os chips, cobra-se para cada unidade vendida um spread sobre a diferença do valor de compra do fornecedor e o valor de venda para o cliente, somado a um valor fixo de comissão por chip.

Por fim, o MOOH gera receita à companhia por meio de um valor fixo cobrado de acordo com a quantidade de slots ocupados nas telas digitais destinados a cada anunciante dos estabelecimentos que elas estão presentes.

Principais riscos

  • A companhia pode não conseguir executar integralmente sua estratégia de negócios o que pode impactar adversamente seus resultados financeiros.
  • A RV Digital poderá não ser bem-sucedida na execução de aquisições de empresas e/ou poderá estar exposta a responsabilidades sucessórias, não identificadas e/ou não identificáveis, em razão da conclusão de transações de aquisição de empresas, o que poderá afetar negativamente e de forma relevante sua reputação e seus negócios.
  • O surto de doenças transmissíveis no Brasil e/ou no mundo, a exemplo da Covid-19 provocou e pode continuar provocando um efeito adverso nas operações da companhia. A extensão da pandemia, as respostas e ações do governo, a percepção de seus efeitos e a forma pela qual tal pandemia impactará os negócios da companhia depende de desenvolvimentos futuros, que são altamente incertos e imprevisíveis, podendo resultar em feito adverso relevante nos negócios, na condição financeira, nos resultados operacionais e nos fluxos de caixa da companhia.
  • A empresa pode não conseguir acompanhar o rápido desenvolvimento tecnológico de seu setor de atuação ou modernizar adequadamente sua infraestrutura tecnológica para desenvolver e integrar novos produtos e serviços e/ou aperfeiçoar seus atuais produtos e serviços, o que poderá afetar sua competitividade e causar um efeito adverso relevante em seus resultados financeiros e operacionais.
  • A perda de integrantes da administração e de áreas estratégicas da companhia, e/ou sua incapacidade de atrair e reter pessoal qualificado poderá afetar de maneira adversa e relevante as atividades e resultados operacionais da RV Digital.

Indicadores econômico-financeiros

No exercício social encerrado em 31 de dezembro de 2020, as vendas dos clientes no ecossistema da RV Digital atingiram R$ 6,0 bilhões, representando um crescimento de 15% quando comparado com o ano anterior.

“Acreditamos que o nosso foco em produtividade e eficiência continua necessário e, com o nosso histórico, mostramos capacidade de execução para atingir este objetivo”, diz a empresa.

O crescimento da companhia se dá pela forma orgânica e por meio de aquisições, como as recentes aquisições da Absoluta, Digital Fone, Master Recarga e Exemplo na região Sul do país.

Com a aquisição destas 4 empresas em 2019, a empresa expandiu a base de clientes em mais de 12%, onde teve um salto de 105 mil PDVs para 117 mil PDV e penetrarmos regiões estratégicas que permitirão crescer nossa operação ainda mais.

A estratégia de aquisições da RV Digital está focada em adquirir empresas que permitam (i) agregar novas tecnologias complementares ao ecossistema de soluções digitais, (ii) expandir a capacidade operacional, e (iii) consolidar a posição pelo Brasil.

RV Digital

Sobre o IPO da RV Digital

A RV Digital protocolou seu pedido de IPO na CVM (Comissão de Valores Mobiliários) em 2 de setembro.

A oferta pública será primária (quando há a emissão de novos papéis) e secundária (quando os atuais acionistas vendem partes de suas ações).

Os recursos líquidos provenientes do IPO serão destinados para operações de fusão e aquisição (M&A) e crescimento orgânico e capital de giro.

Coordenam a oferta Itaú BBA, BTG Pactual e UBS BB.

Por enquanto não há informações sobre preços e prazos da oferta da RV Digital.