Cencosud: uma das maiores redes varejistas da América Latina está na fila do IPO

Felipe Alves
Jornalista com experiência em reportagem e edição em política, economia, geral e cultura, com passagens pelos principais veículos impressos e online de Santa Catarina: Diário Catarinense, jornal Notícias do Dia (Grupo ND) e Grupo RBS (NSC).
1

Crédito: Divulgação

A rede varejista Cencosud está na fila para realizar seu IPO (Oferta Pública Inicial).

A companhia afirma ser o quarto maior grupo varejista alimentar no Brasil em termos de vendas, com uma posição de liderança em Estados das regiões Nordeste, Sudeste e Centro Oeste, em termos de receita de vendas, consolidando as operações no país do grupo chileno controlado pela Cencosud S.A. no Brasil.

Praticidade e precisão, saiba quais melhores investimentos e como melhorar rentabilidade de suas ações

Vamos conhecer melhor a empresa?

História da companhia

O Grupo Cencosud é uma das maiores redes varejistas da América Latina, com quase 60 anos de história, presença em cinco países do continente latino americano, a saber: Chile, Argentina, Brasil, Colômbia e Peru. E contou com US$ 14 bilhões de vendas em 2020.

As operações têm como foco a venda de bens de consumo e itens de primeira necessidade, tanto para consumidores finais quanto para revenda.

As redes de lojas atuam no comércio de alimentos e não-alimentos, presentes em 8 estados brasileiros por meio de 339 lojas em 30 de junho de 2021.

A operação da Cencosud é composta por uma plataforma omnicanal de vendas que inclui lojas físicas, meios digitais próprios (aplicativos) e de terceiros (parcerias “last-mile”).

A companhia opera por meio de marcas regionais consolidadas, conhecidas e reconhecidas pela população local, em dois segmentos, varejo e atacado.

“Temos mais de 10 anos de história no varejo brasileiro, nos quais construímos uma ampla rede de lojas através de uma estratégia de ‘buy-and-build’ iniciada em 2007 com a aquisição das bandeiras das redes de supermercados e hipermercados GBarbosa, com 84 lojas, e Mercantil Rodrigues, com 1 loja no momento da aquisição, que possuem forte atuação no Nordeste”, diz a empresa no prospecto preliminar.

Nos anos seguintes, outras aquisições foram realizadas, ampliando a atuação no Nordeste e expandindo a presença para o Sudeste e Centro-Oeste. No ano de 2010 a empresa adquiriu as bandeiras das redes de supermercados e hipermercados Perini, com 8 lojas, e Bretas, com 74 lojas.

Em 2012 foi adquirida a bandeira Prezunic, com 31 lojas. Em 31 de março de 2021, a empresa abriu sua primeira loja SPID35 (loja de conveniência) no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro, com foco especial em conveniência, proximidade e inovação, além de atendimento 100% digital.

Money Week 5ª Edição

5 Dias de Evento | 70 Autoridades do Mercado Financeiro | 20 Horas de Conteúdo

Cencosud

Atuação no varejo e no atacado

A Cencosud opera com os segmentos de varejo e atacado e dentro deles com os seguintes formatos:

  • Varejo – Hipermercados, supermercados e serviços complementares, como farmácias, postos de combustíveis, delicatessen, eletroshow e SPID35 (loja de conveniência);
  • Atacado (Atacarejo ou Cash & Carry).

Além das lojas físicas, também são comercializados produtos por meio de canais digitais através de aplicativos (apps) próprios e de terceiros, os quais são abastecidos a partir de lojas de varejo e atacado.

A operação de varejo é atualmente composta pelas bandeiras GBarbosa, que atua em cinco estados do Nordeste, Prezunic que atua no Rio de Janeiro, Bretas que atua em Minas Gerais e Goiás e Perini que atua na Bahia, com lojas em formato hipermercados e supermercados.

Além disso, a Cencosud também opera em serviços complementares, com o formato de eletroshow no GBarbosa, o qual conta com lojas especializadas nas vendas de eletroeletrônicos, domésticos, bazar e outros produtos não alimentares, farmácias GBarbosa, postos de combustíveis Bretas, delicatessens e cafés Perini, além do recém-lançado SPID35.

Em 30 de junho de 2021, a operação de atacado era composta pela bandeira Mercantil Rodrigues e Bretas, que atua na Bahia, Sergipe, Minas Gerais e Goiás. Até essa data, a companhia operava 34 lojas de atacado, sendo 26 lojas da bandeira Bretas, que foram convertidas do segmento de varejo para o segmento de atacado.

Presença geográfica e serviços financeiros

A companhia está presente em 73 cidades distribuídas em 8 dos estados do país: Bahia, Sergipe, Minas Gerais, Goiás, Rio de Janeiro, Alagoas, Ceará e Pernambuco, atingindo cerca de 85 milhões de habitantes.

O Grupo Cencosud possui um escritório em Shanghai que tem como função principal o desenvolvimento de relacionamento com fornecedores chineses, principalmente para produtos de vestuário, bazar e eletro para todos os países em que opera, incluindo o Brasil.

A empresa atua também no segmento de serviços financeiros, cuja oferta é realizada por meio de um acordo operacional com o Banco Bradescard S.A. através do nosso Cartão Cencosud, que, em 30 de junho de 2021, contava com 283 mil usuários ativos e um portfólio de crédito de até 180 dias de mais de R$ 588 milhões.

Pontos fortes da Cencosud

  • Plataforma omnicanal integrada e de alta escala com liderança regional e altos níveis de reconhecimento nos mercados do Nordeste e Sudeste brasileiro.
  • Expertise em aquisições e integrações de novas bandeiras combinadas com um histórico de sucesso de abertura de novas lojas.
  • Ecossistema de vendas omnicanal com fortes capacidades de e-commerce e CRM.
  • Diversas alavancas de geração de valor, com potencial de expansão de margens.
  • Soluções financeiras altamente complementares.
  • Equipe de gestão altamente qualificada com alinhamento estratégico com os acionistas, que contribuem significativamente com sua experiência no setor de varejo no Brasil e no Chile.
  • Equipe de gestão alinhada aos princípios de ESG (siglas em inglês para Ambiental, Social e Governança), com foco em iniciativas voltadas para o meio ambiente e a comunidade.

Estratégia da companhia

  • Continuar os programas de renovação e revitalização de lojas a fim de aumentar a rentabilidade e as vendas nas mesmas lojas.
  • Desenvolvimento adicional da nossa plataforma de e-commerce e do nosso modelo omnicanal.
  • Foco na excelência operacional.
  • Atendimento diferenciado aos clientes.
  • Expansão de serviços financeiros na plataforma.

Principais fatores de risco da empresa

  • A extensão da pandemia, a percepção de seus efeitos, ou a forma como a pandemia do Covid-19 afetará os negócios depende de desenvolvimentos futuros, que são incertos e imprevisíveis e podem afetar material e adversamente os negócios, condição financeira, resultados de operações e fluxos de caixa e, finalmente, nossa capacidade de continuar a operar os negócios.
  • A Cencosud pode não ser capaz de ampliar a quantidade de lojas físicas
  • A companhia enfrenta riscos relacionados aos registros, autorizações, licenças e alvarás para a instalação e operação das nossas unidades e centros de distribuição
  • A empresa depende do sistema de transportes rodoviário e infraestrutura das cidades em que estão localizados os centros de distribuição para a entrega das mercadorias e ser adversamente afetada caso haja interrupção ou suspensão das atividades de qualquer desses centros de distribuição.
  • A Cencosud pode não responder de forma eficiente as mudanças nas tendências e preferências de consumo dos clientes.

Dados econômico-financeiros

Cencosud

Sobre o IPO da Cencosud

A empresa fez o pedido de IPO à CVM (Comissão de Valores Mobiliários) em 1º de setembro.

A oferta será apenas primária, ou seja, quando os recursos vão para o caixa da empresa.

A companhia solicitou listagem no segmento Novo Mercado, mais alto nível de governança corporativa da B3.

No entanto, ainda não há informações detalhadas do IPO da Cencosud, como datas e preços da oferta.

O IPO é coordenador por Itaú BBA (coordenador-líder), Bank of America (agente estabilizador), JP Morgan, Bradesco BBI e o Santander.

A companhia afirma no prospecto preliminar que quer utilizar a metade dos recursos levantados no IPO para investir em fusões e aquisições.

Outra fatia de 35% do dinheiro levantado deverá ser usada para abrir novas lojas, bem como para reforma das unidades físicas já inauguradas.

A Cencosud projeta ainda usar 15% dos recursos da oferta para impulsionar o e-commerce e a plataforma de CRM e logística da empresa.