Fundos de Investimentos

Investir em Fundos Imobiliários ou Comprar Imóveis?

Surpreenda-se com a resposta de uma das questões mais populares quando o assunto é o setor imobiliário.

Avalie este artigo!

Na cultura brasileira está incrustado o pensamento de que uma das melhores maneiras para viver de renda é a partir da compra e aluguel de imóveis. É bastante comum escutarmos conversas de pessoas dizendo que viver dessa forma é mais rentável e garantirá a você prosperidade e tranquilidade. Porém, hoje vou apresentar argumentos que provam que investir em fundos imobiliários é muito mais favorável.

Investir em fundos imobiliários é mais confortável

Quando você compra uma série de imóveis com o objetivo de alugá-los e ter uma renda a partir disso, você é o responsável por aqueles locais. Isso significa que caberá a você resolver todos os tipos de problemas que podem surgir, tanto estruturais, quanto de manutenção e até mesmo de relacionamento com os inquilinos.

Além disso, você precisa calcular questões como:

  • IPTU;
  • reformas e manutenções;
  • condomínio;
  • imposto de renda (caso o valor do aluguel do imóvel seja acima de R$ 1.900,00);
  • taxa da imobiliária na hora da venda do imóvel;
  • pagamento do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis no ato da venda.

Vantagens dos fundos imobiliários

Quando você passa a investir em fundos imobiliários está adquirindo uma pequena parte de uma série de imóveis diferentes. Você pode até mesmo fazer parte de um grande empreendimento, como um shopping ou um condomínio de prédios, coisas que você não conseguiria adquirir sozinho.


Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil


Além disso, assim como quando ocorre o aluguel de imóveis, você recebe uma remuneração mensal por sua participação naquele fundo. Uma das maiores vantagens é que não é cobrado o imposto de renda, ao contrário do que acontece com o aluguel de imóveis.

O risco também é diluído, pois você sofrerá menos com as flutuações do mercado que possam impactar negativamente quando o imóvel é seu. Além disso, os fundos contam com gestores, profissionais especializados na área que estudam o mercado e estão sempre preparados para para buscar as melhores oportunidades do momento.

É sempre bom lembrar que se você quiser vender sua cota em um fundo imobiliário é possível reaver a totalidade de seu dinheiro. Basta sinalizar e em até três dias úteis a verba estará em sua conta na corretora!

Quer começar a investir em fundos imobiliários? Entre em contato com a Eu Quero Investir! Somos uma assessoria de investimentos ligada à XP Investimentos, a maior corretora da América Latina! Nossos profissionais estão aguardando o seu contato.

 

Filipe Teixeira

Filipe Teixeira é redator do Portal EuQueroInvestir. Gremista, filho dos anos 80, apaixonado por filmes, música, política e economia.

É também Coordenador da área de Marketing do EuQueroInvestir.com e do EuQueroInvestir A.A.I assessores de investimentos.

Me envie um e-mail: filipe.teixeira@euqueroinvestir.com
Ou então uma mensagem por WhatsApp: (51) 98128-5585
Instagram: filipe_st

Artigos Relacionados

Close