O mundo está mudando. E a sua forma de Investir?

Filipe Teixeira
Filipe Teixeira é redator do Portal EuQueroInvestir. Gremista, filho dos anos 80, apaixonado por filmes, música, política e economia.É também Coordenador da área de Marketing do EuQueroInvestir.com e do EuQueroInvestir A.A.I assessores de investimentos.Me envie um e-mail: filipe.teixeira@euqueroinvestir.com Ou então uma mensagem por WhatsApp: (51) 98128-5585 Instagram: filipe_st

Crédito: Business Men And Women Using Digital Technology

[banner id=”01.01″]

“Entenda por que o maior banco privado do país está se desbancarizando.”

O Itaú resolveu Investir em uma Corretora. Já pensou em fazer o mesmo?

Ontem, (11/05) firmaram parceria, o Maior grupo financeiro privado do país (Itaú) e a maior corretora de investimentos do Brasil (XP Investimentos).

O valor total anunciado, R$ 6,3 bilhões, engloba 49,9% da XP Corretora.

A notícia sacudiu o mercado financeiro e gerou medo e desconfiança por parte de investidores, mas calma lá, existem sempre duas formas de encarar as coisas.

XP/ITAU

Enxergando o copo meio vazio, você vai pensar num primeiro momento, que a corretora que melhor levantou a bandeira “por um Brasil desbancarizado” deu o braço a torcer, e rendeu-se aos encanto$ dos malfadados bancos.

Tudo bem, é seu direito e eu respeito isso.

Eu estou enxergando o negócio, de forma muito positiva. Explico:

Nos moldes em que o negócio foi firmado, a gestão, estratégia de negócio e todas as decisões que nortearão os rumos da corretora, continuam a cabo da XP.

Vou mais longe, não foi a maior corretora brasileira que rendeu-se ao maior banco do país, foi o maior banco do país que curvou-se ao modelo de negócio “independente” das corretoras.

A XP passa a partir de agora, a encarar o mercado com a solidez de um grande banco na retaguarda.

Sim, o Itaú começou a desbancarizar-se.

Fique tranquilo, a plataforma de produtos oferecidos continuará a mesma, bem como as taxas que você NÃO PAGA. Este compromisso foi firmado pelos acionistas da XP, em comunicado direcionado aos escritórios e agentes autônomos.

Em 2008, o Bradesco fez a compra da Ágora (na época, a maior corretora do Brasil) assumindo também a gestão do negócio. Tanto o Itaú, como a XP conhecem muito bem esse “Case de Insucesso”.

Foi justamente esta parceria (que dizimou a Ágora), que alavancou o crescimento da XP dentro do mercado financeiro. Justamente por essa razão, a XP não aceitou entregar o controle da gestão ao Itaú.

Investir de forma desburocratizada é uma exigência do mercado. O Bradesco e a Ágora não entenderam isso e perderam esta fatia para a XP. Se Itaú/XP insistirem no erro, tenho certeza que outra corretora ocupará este lugar.

O mundo mudou. E a sua forma de investir?

Você já parou pra pensar, quando foi a última vez que enviou uma carta? De qual artista foi o último cd que comprou? Você ainda lembra do aparelho de fax? Ainda guarda seu certificado de conclusão do curso de datilografia? Ainda lembra do prazer de escutar o chiado de um disco de vinil?

disco de vinil

Um dia acordamos, e damos por conta que a maior empresa de táxi do mundo, possui uma incrível frota de 0 veículos. Que a empresa de mídia mais popular do globo, o facebook, não produz conteúdo algum e que o maior varejista do planeta se chama Alibaba e não tem um mísero depósito sequer.

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

Então avançamos um pouco mais e percebemos que, na contramão de tudo isso, toda vez que você pensa em investir o seu dinheiro, acaba por sentar-se na cadeira do seu gerente de banco.

E se eu te disser que a sua forma de investir é tão moderna quanto uma vídeo-locadora?
videolocadora

Que tempo bom, que não volta nunca mais…

Saudosismo ou Nostalgia, são sentimentos que exprimem uma admiração excessiva por aspectos do passado. O ser humano, por natureza, tende a comparar hábitos, comportamentos, princípios e ideais de tempos passados, com os mesmos temas, no presente.

E quase sempre, se chega a conclusão, de que o que está no passado, era melhor, certo?
passado
“Há controvérsias”, diria Pedro Pedreira!

Quando o assunto é investir, o passado é meramente figurativo. Não se investe olhando para o retrovisor!

“Rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura.”

Raiz x Nutella

Sou um saudosista inveterado, admito! Tenho uma certa resistência com aquilo que cheira novo. Mas confesso, com certo acanhamento, que divirto-me muito com a brincadeira do Raiz x Nutella, tão comum em nossas redes sociais.

Nada consegue escapar, futebol, profissões, bandas de rock, animais de estimação…

Em uma reunião de pauta aqui na EuQueroInvestir, acabamos montando nosso Raiz X Nutella do Investidor:

[banner id=”02.01″]

Voltando a falar sério…

Brincadeiras à parte, você já parou pra pensar quanto tem lhe custado o cafezinho com o gerente?
café com o gerente
Não se trata de demonizar a imagem do Gerente de Banco, mas sim, saber se você realmente está conseguindo a máxima rentabilidade com o seu investimento.

Em primeiro lugar, seu gerente veste a camisa do banco em que trabalha. Ele não enxerga os melhores investimentos que o mercado oferece, ele olha apenas para os investimentos disponíveis no seu banco.

É justo que você compartilhe desta visão míope de mercado, quando poderia ter acesso, em uma única plataforma, investimentos de mais de 40 bancos?

Nós, entendemos que não! E te convidamos a repensar seus velhos hábitos…

[banner id=”05.01″]

[banner id=”03.02″]

O que fazer agora

O primeiro passo sempre será conhecer seus limites, sua tolerância a risco. Não entender seus próprios limites pode levá-lo a tomar as piores decisões com seus investimentos.

Por este motivo, sugerimos que todo investidor - experiente ou iniciante - conheça seu perfil. Se busca obter ganhos mais altos aceitando certa volatilidade ou se prefere maior segurança com retornos garantidos.

Entender mais profundamente o seu perfil como investidor e seus objetivos quanto a prazos de investimentos é uma tarefa um pouco mais sofisticada. É preciso considerar histórico como investidor, fatores pessoais e até profissionais que um teste da internet não considera.

Nossa equipe pode te ajudar a avaliar seu perfil de investidor.

O primeiro passo é uma conversa de 5 a 10 minutos com um membro da nossa equipe para levantar as primeiras informações e então agendar a conversa com um especialista no mercado de Investimentos.

É ele quem vai se aprofundar no seu histórico como investidor, seu momento de vida, seus planos futuros e então te indicar para produtos recomendados para seu perfil de investidor.

Confirme seus dados no formulário abaixo e nossa equipe vai entrar em contato com você para fazer a avaliação de seu perfil de investidor e bater com sua atual carteira de investimentos.