Investimentos podem fazer seu dinheiro render mais que 100% do CDI

Caue Ostetto
Formado em administração, atuando como assessor de investimento a 9 anos, sendo 7 destes na XP Investimentos, sócio da EuQueroInvestir.com. Aguardo seu contato para tirar dúvidas e esclarecer sobre investimentos. E-mail: caue.ostetto@euqueroinvestir.com Whatsapp: (48) 98404 - 9107
1

Crédito: Nattanan Kanchanaprat por Pixabay

Colocar o dinheiro em aplicações além do CDI podem trazer bons frutos

Atualmente o Brasil vive um ciclo de expansão econômica, ainda tímido, mas bem melhor do que foi nos últimos anos. Para estimular a economia, o Governo precisou cortar a nossa taxa básica de Juros. Isso fez com que as aplicações financeiras passassem a render menos.

O objetivo deste texto é apresentar alternativas mais rentáveis que as tradicionais aplicações de bancos.

O que é o CDI

O CDI é o Certificado de Deposito Interbancário, ou seja, é o quanto os bancos cobram para emprestar dinheiro um para o outro. Essa é uma taxa que é atrelada a taxa SELIC, nossa taxa básica de juros definida pelo Banco Central a cada 45 dias.

É ela que norteia a maioria dos investimentos financeiros no Brasil.

Quais aplicações possuem rentabilidade inferior ao CDI? 

Por incrível que pareça, o investimento mais tradicional do brasileiro, a Poupança, é um dos investimentos que menos tem retorno. Atualmente ela rende 70% da taxa Selic, que no cenário econômico atual está em 5,5%. Logo, esse investimento rende 3,85% ao ano.

Ué, mas a poupança não remunerava o capital a 0,5% ao mês? Sim e não. Sim, pois até maio de 2012 era dessa forma. E não, pois tudo que foi aplicado após esse período passou a contar para a regra nova. Ou seja, se a Selic estiver acima de 8,5% ao ano, a poupança remunera 0,5% ao mês o capital. Se estiver abaixo, ela remunera 70% da Selic mais a variação da Taxa Referencia (TR).

As aplicações de fundos DI de grandes bancos, em sua maioria rendem em média 95% da taxa CDI, isso sem considerar o Imposto de Renda.

Do mesmo modo, as aplicações em LCI e LCA de grandes bancos também costumam remunerar mal o seu dinheiro. Uma aplicação em um grande banco tradicional, acostumado a fornecer credito para quem quer financiar um imóvel, paga para o credor do dinheiro algo como 80% da Taxa CDI em uma LCI.

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

Agora, você pode estar pensando: melhor investir em LCI, que é isenta de Imposto de Renda, do que o fundo do outro banco, onde eu preciso pagar IR. E não é que você está coberto de razão? Sim é melhor.

Afinal, o que rende mais que 100% do CDI?

Se você está buscando mais rentabilidade eu vou te dar algumas dicas:

  • Onde encontrar:  quando procuramos aplicações seguras e conservadoras, que remunerem o capital acima de 100% do CDI, devemos fugir dos grandes bancos tradicionais. Procurando corretoras e bancos não convencionais.
  • O óbvio precisa ser dito: um exemplo de aplicação que remunera mais que 100% do CDI e que pouca gente sabe, embora seja muito comentado pelo pessoal da CBN, é o Tesouro Selic. Ele rende 100% da taxa Selic, o que é algo ligeiramente acima do CDI.
  • Procure quem entende: se você pesquisar na lista de fundos da XP Investimentos, irá encontrar ao menos 10 fundos que remuneram seu patrimônio acima de 100% do CDI. São aplicações seguras e que possibilitam o saque a qualquer momento, com o seu dinheiro ficando disponível entre 1 e 5 dias úteis.

Abaixo uma lista deles:

  • ARX Denali
  • Quasar Advantage
  • Iridium Apollo

Pensando no futuro: caso você queira uma aplicação com prazo de resgate mais longo, onde só pode usar o dinheiro depois que o título acabar, aí deve procurar os CDBs de bancos não tradicionais.
Estes irão remunerar mais que o CDI, em média 113% do CDI. Sempre lembrando que quanto maior o prazo de resgate, melhor será sua rentabilidade.

Quando, onde e quanto investir

O teste de perfil de investidor criado pela equipe da Euqueroinvestir.com pode ser usado como base para você identificar seu perfil como investidor: conservador, moderado ou agressivo.

Acima de tudo, conhecer o próprio perfil como investidor e ter claro o objetivo com os investimentos, é a base para identificar os melhores investimentos, afinal, não existe o melhor investimento, o que existe é o melhor investimento para o perfil e objetivo do investidor.

No entanto, o teste de perfil é só o começo, o primeiro passo em sua caminhada enquanto investidor. Entender mais profundamente seu perfil e ter claro os objetivos quanto a prazos de investimentos, é uma tarefa um pouco mais sofisticada e exige uma análise mais criteriosa.

Se considera um investidor conservador? Então você está em risco de extinção!

O cenário econômico virou do avesso e o país já não é mais o mesmo.

As taxas de juros caíram à níveis jamais vistos no Brasil desde o final do governo Militar (imagem abaixo) e levaram os rendimentos de Renda Fixa para próximo de Zero (ou negativos no caso da poupança).

Italian Trulli

A nova equipe econômica está incentivando novos investimentos no país, e com isso já não é mais possível ganhar dinheiro confortavelmente na poupança e em CDBs comuns. Por isso, estamos declarando a Extinção do Investidor Conservador.

Se você faz parte dessa espécie de investidor que está em risco de extinção, confirme seus dados no formulário abaixo e fale com nossa equipe. Vamos te ajudar, sem dor e sem custo.