Investimentos

Investimentos no exterior e seus benefícios

Saiba como investir fora do Brasil sem medo de errar.

Avalie este artigo!

A popularização dos investimentos no exterior torna-se um tema recorrente a partir da chegada dos fundos multimercados, com parcela dedicada a aplicações internacionais e mais recentemente, com a simplificação do processo de investimento em instituições estrangeiras. Nesse artigo, iremos explorar os principais benefícios do investimento no exterior, sob a perspectiva das plataformas oferecidas pelas instituições estrangeiras.

wall street sign near stock exchange with us PUY4JXF 1024x683 - Investimentos no exterior e seus benefícios
Crédito da imagem: Banco de Imagens EnvatoElements/By andreahast

A poupança dos brasileiros está concentrada em ativos locais, sem que haja ainda uma atenção adequada a diversificação do risco país. Ao investir em títulos de renda fixa ou ações no Brasil, por exemplo, estamos sujeitos ao risco da inflação nacional, desvalorização da moeda, risco político, entre outros fatores econômicos. Historicamente, quando há uma piora conjuntural, todos esses ativos são afetados negativamente, de forma simultânea. Um dos benefícios de investir fora é justamente evitar esse efeito.

Enquanto o brasileiro tornou-se um consumidor global (exemplos: smartphones, automóveis, vestuário, viagens ao exterior), fica evidente que esse mesmo consumidor ainda não é um investidor global. A popularização dos investimentos no exterior abre uma janela de oportunidades, acompanhando a tendência de consumo global.

As principais vantagens do investimento no exterior

block of tickets for 100 dollars PCACAVX 1024x677 - Investimentos no exterior e seus benefícios
Crédito da imagem: Banco de Imagens EnvatoElements/By felipecaparros

Investimento em moeda forte como preservação de capital

Muito se debate sobre a preservação de capital como um dos pilares de uma estratégia de alocação. Basicamente, a preservação de capital significa garantir a capacidade do poder de compra de um investidor em um horizonte de longo prazo. Ambientes de inflação elevada, muito frequentes na história do Brasil, podem levar a erosão do poder de compra. Na medida que nos tornamos consumidores globais, faz se necessária a preocupação com o valor relativo de nossa moeda (taxa de câmbio).

Abaixo, ilustramos a diferença da inflação no Brasil e nos EUA, nos últimos 20 anos:

Thiago1 - Investimentos no exterior e seus benefícios

Enquanto a inflação ao consumidor nos EUA acumulou alta de 53% nos últimos 20 anos, o mesmo indicador subiu 250% no Brasil.

Como isso afeta o poder de compra?

A inflação no Brasil retirou quase cinco vezes mais o poder de compra do consumidor, comparada aos EUA, no mesmo período. Dessa forma, podemos concluir que o investimento em dólar teve o melhor poder de preservação de capital, quando comparado aos investimentos em reais.

Ao investir no exterior em moeda forte, estamos preservando nosso poder de compra.

Diversificação

Quando falamos sobre diversificação, podemos explorar o tema sob diversos aspectos: diversificação geográfica, moeda, econômica, além das classes de ativos não tradicionais que compõe ambiente de investimentos no exterior. Nos EUA, por exemplo, são muito comuns os ADRs, ETFs setoriais, commodities, REITs, e fundos de private equity, classes de investimentos ainda pouco exploradas no Brasil.

Diversificação geográfica

As plataformas de investimentos internacionais abrem oportunidades para que o investidor tenha exposição global.  Ao abrir uma conta de investimento nos EUA, é possível acessar ações globais via ADRs. Dessa forma, o investidor pode negociar ações de empresas chinesas de tecnologia (exemplos: Alibaba, Tencent), montadoras alemãs (exemplos: Porsche, BMW), entre outras, implementando assim a diversificação geográfica.

Diversificação via moeda

O efeito moeda também é um aspecto importante no tema da diversificação. Em momentos de crises sistêmicas globais, moedas como o Franco Suíço e o Yen, que são considerados “portos seguros”, tendem a apreciar contra as demais moedas. Exposição a múltiplas moedas é uma possibilidade acessível nas plataformas de investimentos internacionais.

Diversificação via classes de ativos não tradicionais

Um dos benefícios mais desejados na estratégia de diversificação é buscar ativos complementares a uma carteira de investimentos, que proporcionem redução de risco, e ao mesmo tempo, tragam retorno incremental. As classes não tradicionais, que apresentam baixa correlação com os ativos brasileiros, podem proporcionar esse efeito.

Além da simples aplicação de recursos nessas classes não tradicionais (ETFs, Commodities, Private Equity, etc), é possível utilizá-las para proteção de carteiras (hedge) e estratégias de arbitragem (“long short”).

Uma estratégia de hedge funciona como um seguro, e pode ser implementada através de uma posição “vendida” em um ativo como ETF. Já a estratégia de arbitragem, como por exemplo o long short, que explora o valor relativo entre dois ativos, é realizado através da combinação de posições compradas (“long”) e vendidas (“short”) em ETFs.

A busca por ativos que possuem baixa correlação com as tradicionais aplicações oferecidas no Brasil, pode oferecer aumento do retorno com concomitante redução do risco, exatamente o efeito desejado na diversificação.

Aumento da rentabilidade

time is money PXUNM7B 1024x790 - Investimentos no exterior e seus benefícios
Crédito da imagem: Banco de Imagens EnvatoElements/By f9photos

Até recentemente, o investidor brasileiro que desejasse exposição a moedas, estava restrito aos fundos cambiais. O resultado era basicamente a variação do dólar menos o custo da taxa de administração cobrada pelo fundo. Com as plataformas internacionais, essa norma foi invertida.

Agora, o investidor passa a ter acesso a ganhos além da variação cambial. Como exemplo, temos os títulos de dívida da Petrobras no exterior (Bonds), com vencimento em 2028, que oferecem rentabilidade anual superior a 6% ao ano em dólares. Ou seja, esse investimento deve resultar em um ganho aproximado de variação cambial mais 6% ao ano, enquanto um fundo cambial renderia dólar menos 1% ao ano (assumindo 1% de taxa de administração do fundo cambial).

Abaixo, ilustramos uma simulação comparativa do retorno esperado:

Thiago2 - Investimentos no exterior e seus benefícios

Ao final do período observado, o investidor acumularia 79% de ganho nos Bonds da Petrobras mais a variação cambial. Já o investidor do Fundo cambial hipotético, acumularia perda de 10% (custo do fundo) acrescida da variação cambial.

Concluímos que entre os principais benefícios de investir no exterior, estão a preservação de capital, diversificação e aumento da rentabilidade.

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

one dollar coin P7YGKZ9 1024x683 - Investimentos no exterior e seus benefícios
Crédito da imagem: Banco de Imagens EnvatoElements/By jirkaejc

Como investir no exterior?

As duas formas mais comuns são:

  • Aplicação em fundo de investimento no exterior, através das plataformas tradicionais das corretoras,
  • Abertura de conta de investimento junto a uma instituição estrangeira.

Fundos de investimento com aplicação no exterior:

  • Vantagens: Simplicidade. Para aplicar, basta o investidor qualificado possuir uma conta em corretora no Brasil.
  • Desvantagens: Restrito aos investidores qualificados, taxas de administração elevadas, pouca flexibilidade na escolha da estratégia de investimentos.

Abertura de conta de investimento junto a uma instituição estrangeira:

  • Vantagens: Flexibilidade e acesso a diversas classes de ativos, baixo custo, acesso a mercados globais.
  • Desvantagens: Necessidade de cadastro em banco para realização da remessa ao exterior, além de relacionamento com uma instituição estrangeira para abertura de conta.

Thiago Queiroz

Thiago Queiroz é Gestor de Investimentos Internacionais, formado em Administração pelo IBMEC-RJ e detentor da designação CFA.

Artigos Relacionados

Close