Investimentos de longo prazo para aplicar 100 mil reais

MARCELO MORO
Sou apaixonado por finanças e em saber que posso ajudar o brasileiro a investir melhor.https://www.linkedin.com/in/marcelomoromeyer/
1

Crédito: Gerd Altmann por Pixabay

Nada de poupança ou título de capitalização. Vamos conversar sobre investimentos de verdade

Antes de falarmos sobre onde investir R$100 mil no longo prazo, vamos deixar claro que, no cenário de juros baixos, o mercado de renda variável tem se mostrado cada vez mais atrativo e isso pode ser visto no artigo os melhores investimentos para o momento, mas não nos limitaremos a tal.

Imagine o seguinte cenário:

Uma empresa é construída do zero, se torna uma das maiores do país, talvez do mundo e, ao longo de sua história proporciona renda e a sobrevivência das famílias fundadoras que ficam cada vez mais ricas.

Se pergunte agora: por que deixar de se beneficiar disso quando podemos nos tornar sócios destas empresas?

Neste sentido, considerar como opção de investimentos o mercado de ações e FIIs se torna imprescindível. Afinal, ser sócio de grandes negócios e ao lado de excelentes gestores podem fazer uma grande diferença em longo prazo.

Diferente do que muitos pensam, estes mercados não são como roletas de cassino, são negócios como qualquer outro que estamos acostumados no dia-a-dia. A diferença é de que são maiores, há maior transparência no business e maior liquidez em razão das negociações que ocorrem todos os dias por meio de compradores e vendedores.

Assim como decidir qual faculdade cursar ou qual carreira seguir, a escolha de bons negócios o qual devemos investir é fundamental. Serão essas escolhas que nos proporcionarão a renda e a segurança financeira da qual precisamos.

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

Portanto, antes de investir, se pergunte:

  • O negócio é lucrativo?;
  • Tem boas perspectivas no longo prazo? e;
  • A gestão competente e correta?;

Se as respostas para estas perguntas forem positivas, estaremos no caminho correto.

E a renda fixa, onde fica?

É evidente que nem todas as pessoas se sentem confortáveis com o mercado de renda variável e não há problemas nisso. Contudo, de acordo com o perfil do investidor, podemos deixar de abraçar algumas oportunidades que o mercado proporciona. Neste sentido, a forma como alocamos nossos investimentos podem variar de forma significativa.

Se o mercado de renda variável não é o seu perfil, você pode optar por títulos atrelados à inflação. Estes títulos garantem a inflação medida pelo IPCA, por exemplo, e proporcionam mais uma taxa de rentabilidade pré-estabelecia. Ou seja, proporcionam ganho real ao longo do tempo.

Entretanto, isso não quer dizer que quem se sinta confortável com a renda variável tenha que deixar de investir em renda fixa como o IPCA+, por exemplo.

Diversifique e monitore seus investimentos

Outro ponto importante no que tange os investimentos é a diversificação. Independente dos objetivos serem de curto, médio ou longo prazo, diversificar é crucial.

Uma carteira de investimentos diversificada proporciona ao investidor menor risco ao longo do tempo, seja de mercado ou de crédito, por exemplo.

Além disso, reavaliar os investimentos presentes na carteira de tempos em tempos também pode ajudá-lo no longo prazo. O motivo para tal é que ao longo do tempo o cenário econômico, assim como as estratégias de gestão das empresas, podem mudar e, assim novas oportunidades podem surgir ou fazer com que alguns ativos presentes na carteira deixem de ser atrativos.

Continue investindo

Por mais que investir bem, por meio de bons negócios e boas decisões financeiras, seja extremamente importante quando pensamos no longo prazo, investir de forma constante é inenarrável.

Investir constantemente proporcionará um maior acumulo patrimonial ao longo dos anos e, consequentemente, uma maior qualidade de vida.

Além dos investimentos mencionados anteriormente, ter um bom plano de previdência pode fazer a diferença no longo prazo. Isso ocorre, pois este tipo de investimento trás consigo vantagens tributárias, de sucessão e uma gestão profissional. Além disso, proporcionam ao investidor maior disciplina levando-os a investir mensalmente.

Em resumo: Tenha claro seu perfil de investidor e seus objetivos. Invista em bons negócios e/ou bons produtos financeiros e de forma constante. Diversifique e monitore seus investimentos.

Uma vez feito isso, não tem erro!

Você quer um estudo sobre onde investir R$100.000,00 dedicado à você?

Entender o investidor em uma profundidade maior do que o gerente do seu banco ou corretoras digitais e monitorar o mercado em busca de oportunidades que se enquadram em sua realidade, são atribuições do Assessor de Investimentos.

O papel dele é unir seus objetivos pessoas e profissionais, momento financeiro, perfil de investidor e avaliar o mercado para te apoiar com os investimentos que estiverem alinhados com seu momento.

Disponibilizo abaixo, a oportunidade de você realizar um diagnóstico e tirar todas as suas dúvidas sobre investimentos, conversando com um especialista no assunto.

O que fazer agora

O primeiro passo sempre será conhecer seus limites, sua tolerância a risco. Não entender seus próprios limites pode levá-lo a tomar as piores decisões com seus investimentos.

Por este motivo, sugerimos que todo investidor - experiente ou iniciante - conheça seu perfil. Se busca obter ganhos mais altos aceitando certa volatilidade ou se prefere maior segurança com retornos garantidos.

Entender mais profundamente o seu perfil como investidor e seus objetivos quanto a prazos de investimentos é uma tarefa um pouco mais sofisticada. É preciso considerar histórico como investidor, fatores pessoais e até profissionais que um teste da internet não considera.

Nossa equipe pode te ajudar a avaliar seu perfil de investidor.

O primeiro passo é uma conversa de 5 a 10 minutos com um membro da nossa equipe para levantar as primeiras informações e então agendar a conversa com um especialista no mercado de Investimentos.

É ele quem vai se aprofundar no seu histórico como investidor, seu momento de vida, seus planos futuros e então te indicar para produtos recomendados para seu perfil de investidor.

Confirme seus dados no formulário abaixo e nossa equipe vai entrar em contato com você para fazer a avaliação de seu perfil de investidor e bater com sua atual carteira de investimentos.