Fundos imobiliários e a onda de investimentos nos imóveis

Paulo Filipe de Souza
Colaborador do Torcedores
1

Crédito: @jcomp/ Freepik

Isentos de imposto de renda, liquidez e valores mínimos baixo, os fundos imobiliários são os reis do momento

Com toda certeza você já conheceu alguém que quer construir um imóvel para alugar e disse que o dinheiro seria como uma renda extra ou um incremento da aposentadoria.

Porém um imóvel, vem como uma série de gastos e burocracias: localização para construção, obras, gastos com a construção e, por fim, a dúvida se no final vai render o valor gasto.

Os Fundos Imobiliários evitam todas as possíveis incomodações e trazem duas principais formas de um investidor lucrar: com o aluguel de um imóvel ou com a valorização da cota

Como funcionam os Fundos Imobiliários 

Um Fundo Imobiliário funciona como qualquer outro fundo. Isto é, são reunidos vários investidores que aplicam dinheiro na construção ou compra de um imóvel para aluguel. Além disso, um gestor é escolhido para administrar esse fundo.

Dentro dos FII, como são conhecidos os fundos imobiliários, os recursos podem ser aplicados para construção de imóveis tal como lojas, shoppings,  edifícios e centros comerciais, além da compra de títulos de dívida imobiliária.

Por exemplo, ao fazer a aplicação em um FII, o investidor recebe um número de cotas, isto é, recebe participações neste imóvel. Quanto maior a aplicação, maior o número de cotas. O lucro do imóvel será dividido por esse número de cotas de participação.

O lucro de um fundo pode vir de duas formas: do aluguel deste imóvel ou da venda das cotas para outros investidores. E como já dissemos, o gestor do fundo é o responsável por fazer a administração do ativo imobiliário.

Como lucrar com Fundos Imobiliários 

Quando o imóvel construído ou comprado com um fundo imobiliário é alugado, o lucro do imóvel é dividido pelo número de cotas. Com isso, os investidores vão receber um pagamento.

Por isso, muitos fundos apostam em imóveis comerciais para aluguéis de longo prazo como centro comerciais. Assim, recebem uma renda mensal com a locação. Por se tratar de administração de imóveis, muitas obras após a conclusão podem se valorizar. Assim, as cotas de participação aumentam de valor. A venda dessas cotas, após a valorização, também é uma opção para lucrar.

Já a rentabilidade dos fundos imobiliários pode variar. Bons fundos conseguem atingir rentabilidades entre 0,75% e 1% por mês de aluguel. Além disso, os fundos imobiliários são uma opção de investimento barato. Hoje, no mercado há cotas a partir de 5 reais.

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

Começando a investir em FII 

Há uma série de vantagens para quem opta em investir em fundos imobiliários.  Uma delas é rentabilidade do investimento. Ademais, a liquidez dos fundos é alta. Ao vender a cota de um fundo, em dois dias o dinheiro está na sua conta, ou seja, é muito mais fácil vender cotas de um imóvel que um imóvel inteiro.

Outra vantagem é isenção de Imposto de Renda. Diferente de um aluguel tradicional, investidores em fundos imobiliários não pagam o imposto sobre os ganhos, o que aumenta a rentabilidade do investimento.

Se você está procurando um bom investimento, com certeza, os fundos imobiliários podem ser uma ótima opção. Com os FII, você pode conseguir lucro da valorização das cotas e também uma renda mensal dos aluguéis.

Na EQI, nós recomendamos o investimento em fundos imobiliários e outros investimentos do mercado financeiro. Meu nome é Paulo Filipe de Souza, há dez anos atuo no mercado financeiro. Faço assessoria de investimentos. Entre em contato, e vamos planejar o crescimento do seu patrimônio.

Quando, onde e quanto investir

O teste de perfil de investidor criado pela equipe da Euqueroinvestir.com pode ser usado como base para você identificar seu perfil como investidor: conservador, moderado ou agressivo.

Conhecer o próprio perfil como investidor e ter claro o objetivo com os investimentos, é a base para identificar os melhores investimentos, afinal, não existe o melhor investimento, o que existe é o melhor investimento para o perfil e objetivo do investidor.

No entanto, o teste de perfil é só o começo, o primeiro passo em sua caminhada enquanto investidor. Entender mais profundamente seu perfil e ter claro os objetivos quanto a prazos de investimentos, é uma tarefa um pouco mais sofisticada e exige uma análise mais criteriosa.

Se considera um investidor conservador? Então você está em risco de extinção!

O cenário econômico virou do avesso e o país já não é mais o mesmo.

As taxas de juros caíram à níveis jamais vistos no Brasil desde o final do governo Militar (imagem abaixo) e levaram os rendimentos de Renda Fixa para próximo de Zero (ou negativos no caso da poupança).

Italian Trulli

A nova equipe econômica está incentivando novos investimentos no país, e com isso já não é mais possível ganhar dinheiro confortavelmente na poupança e em CDBs comuns. Por isso, estamos declarando a Extinção do Investidor Conservador.

Se você faz parte dessa espécie de investidor que está em risco de extinção, confirme seus dados no formulário abaixo e fale com nossa equipe. Vamos te ajudar, sem dor e sem custo.