CDB - Investimentos de Crédito BancárioInvestimentosRenda Fixa

Investimento em CDB: Como Investir e Lucrar

Avalie este artigo!

 A sigla CDB significa Certificado de Depósito Bancário e é uma das mais populares e vantajosas aplicações da renda fixa no Brasil. Nesse tipo de investimento, você compra títulos que os bancos emitem para arrecadar fundos com o objetivo de financiar as atividades de crédito.

Sim, é isso mesmo! Um investimento em CDB funciona como um empréstimo as avessas já que é você quem está emprestando dinheiro ao banco.

investir-em-cdb

Os três tipos de investimento CDB

Os bancos oferecem três tipos diferentes de investimento CDB. É preciso pesquisar bastante e refletir para entender qual é o melhor para você e saber qual é o seu perfil de investidor.

Apesar do risco ser considerado baixíssimo para esse tipo de aplicação, visto que contam com a proteção do Fundo Garantidor de Crédito, é necessário entender completamente o funcionamento de cada um desses três tipos. Saiba mais!

Os CDBs podem ser:

  • Prefixado
  • Pós-Fixado
  • Indexados à inflação

Você tem perfil para investir em CDB?

Um erro muito comum entre os investidores (principalmente os mais iniciantes) consiste em investir sem antes entender o seu perfil de investidor, ou seja, sem conhecer quais são os produtos mais adequados às suas necessidades.

Se você ainda não sabe ou tem dúvidas sobre o seu perfil de investidor, sugiro uma pausa na leitura, visto que conhecer seu perfil é o primeiro passo para você alcançar sucesso em seus investimentos.

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

CDB Prefixado

No CDB prefixado a remuneração que o investidor vai receber é definida na hora da compra do certificado, a partir de uma taxa predefinida. Isso significa que no momento que você investe já sabe exatamente o valor que vai receber.

CDB Pós-fixado

Nesse caso, a rentabilidade é baseada em alguma taxa de referência do mercado, como a SELIC ou o CDI. Com o pós-fixado você só sabe quanto vai receber no vencimento da aplicação, já que as taxas estão constantemente sofrendo alterações. Esse é o tipo mais comum e popular de CDB.

Indexado à inflação

Também conhecido como híbrido, esse tipo de CDB é um pouco diferente. No caso dele a remuneração varia de acordo com um índice de inflação, que normalmente é o IPCA. Além disso, ele também tem uma taxa de juros prefixada, ou seja, o investidor ganha o IPCA acrescido à taxa de juros que foi definida no ato da compra do CDB.

Como investir em CDB?

A melhor maneira de fazer um investimento em CDB (e em outros produtos financeiros) é abrindo uma conta na XP Investimentos. Através da XP, você terá acesso a uma plataforma aberta e digital que lhe dará acesso a produtos de mais de 40 bancos, podendo assim, escolher o CDB mais rentável e adequado à sua necessidade.

de onde vem o lucro dos bancos 2 - Investimento em CDB: Como Investir e Lucrar

Além destas vantagens, você poderá ter acesso também à nossa assessoria financeira gratuita para auxiliá-lo nesta escolha.

Para receber ajuda de nossos especialistas e encontrar o melhor CDB do mercado, basta preencher o formulário abaixo com os seus dados. Entraremos em contato o mais breve possível.

Tags

Filipe Teixeira

Filipe Teixeira é redator do Portal EuQueroInvestir. Gremista, filho dos anos 80, apaixonado por filmes, música, política e economia.

É também Coordenador da área de Marketing do EuQueroInvestir.com e do EuQueroInvestir A.A.I assessores de investimentos.

Me envie um e-mail: filipe.teixeira@euqueroinvestir.com
Ou então uma mensagem por WhatsApp: (51) 98128-5585
Instagram: filipe_st

Artigos Relacionados

Close