Investimento a longo prazo: você pensa nisso?

Patrícia Auth
Patrícia Auth é jornalista formada pela Univali de Itajaí/SC. Trabalhou em impressos, como o Jornal de Santa Catarina, e também, como repórter na Rede Record e RBS TV. É casada, mãe da Lívia e adoradora de boa música e gastronomia.Na equipe EuQueroInvestir, é responsável pela produção de vídeos, e também escreve e edita artigos para o site.Entre em contato com a Patrícia pelo e-mail: patricia.auth@euqueroinvestir.com

Os números refletem a realidade brasileira. Uma realidade nada boa. O levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que só 1% dos 24 milhões de aposentados no país são independentes financeiramente. Os outros 99% dependem de parentes, vivem de caridade ou são obrigados a trabalhar, justamente por necessidade.

Com esses números, uma conclusão: se você não investe pensando num futuro mais distante, está na hora de rever os seus conceitos. Investimento a longo prazo: você pensa nisso?

É preciso investir a longo prazo para garantir uma aposentadoria tranquila!

Para isso, vamos te ajudar com um passo a passo de perguntas e respostas.

1 – O que é um investimento de longo prazo?

São aqueles investimentos com prazo maior que cinco anos. Quanto maior for o prazo, maiores serão os rendimentos, já que os juros que incidem nos investimentos são compostos.

Tudo dependerá da idade que você começará a poupar. Assim, você conseguirá definir se o melhor plano é o de 5, 10, 15, 20 anos…

2 – Qual o melhor investimento de renda fixa a longo prazo?

Investimentos a longo prazo rendem mais. A grande vantagem da renda fixa é a segurança. E se você pretende investir pensando na aposentadoria, renda fixa é a escolha certa.

Entre as melhores opções na renda fixa estão: DB (Certificado de Depósitos Bancários), LCI (Letra de Crédito Imobiliário), Tesouro IPCA+ , e Debêntures Incentivadas.

Porém, para descobrir certinho qual delas se encaixa melhor no seu perfil, é preciso saber o seu perfil de investidor. Nisso, a gente também te ajuda! É só clicar logo abaixo para descobrir se você é conservador, moderado ou agressivo.

[banner id=”teste-perfil”]

3 – Qual o melhor investimento variável a longo prazo?

Os investimentos em ações garantem oportunidade de ganhos mais volumosos. Pensando em longo prazo, essa oportunidade é maior ainda.

Mas, até mesmo os investidores mais experientes, muitas vezes se esqueçam do óbvio. E o que é o óbvio? Resposta: o investimento em renda variável precisa de um bom estudo de suas finanças, e também da certeza de que você não vai precisar daquela quantia mais para frente.

Assim, a gente reforça a necessidade de buscar o auxílio de um assessor de investimentos antes de aplicar tudo o que você tem em uma renda variável. *Preenchendo o formulário no fim desse artigo, um de nossos especialistas entrará em contato com você para prestar esse auxílio. A consultoria Eu Quero Investir, é de graça.

4 – Quais as vantagens de investir a longo prazo?

São muitas. A maior delas é: com mais tempo para organizar sua carteira de investimentos, aumentam as suas possibilidades de diversificação. E isso significa ganhos maiores e riscos menores. O sonho de todo o investidor!

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

Além disso, a vantagem do investimento de longo prazo é a menor cobrança de imposto de renda e as melhores taxas de retorno.

Últimas considerações…

A melhor opção para quem pretende investir pensando no futuro é fazer uma carteira diversificada, variando renda fixa e variável.

[box type=”info” align=”” class=”” width=””]Não esqueça de ficar de olho nas mudanças econômicas do país, isso influencia muito no seu investimento.[/box]

Sempre que preciso faça mudanças. Você pode realocar valores e reavaliar necessidades e objetivos. Assim você terá o controle de sua vida financeira e poderá ter a aposentadoria que sonhou, sem imprevistos!

Se considera um investidor conservador? Então você está em risco de extinção!

O cenário econômico virou do avesso e o país já não é mais o mesmo.

As taxas de juros caíram à níveis jamais vistos no Brasil desde o final do governo Militar (imagem abaixo) e levaram os rendimentos de Renda Fixa para próximo de Zero (ou negativos no caso da poupança).

Italian Trulli

A nova equipe econômica está incentivando novos investimentos no país, e com isso já não é mais possível ganhar dinheiro confortavelmente na poupança e em CDBs comuns. Por isso, estamos declarando a Extinção do Investidor Conservador.

Se você faz parte dessa espécie de investidor que está em risco de extinção, confirme seus dados no formulário abaixo e fale com nossa equipe. Vamos te ajudar, sem dor e sem custo.