Invepar (IVPR4B) quer vender aeroporto de Guarulhos, diz O Globo

Marco Antônio Lopes
Editor. Jornalista desde 1992, trabalhou na revista Playboy, abril.com, revista Homem Vogue, Grandes Guerras, Universo Masculino, jornal Meia Hora (SP e RJ) e no portal R7 (editor em Internacional, Home, Entretenimento, Esportes e Hora 7). Colaborador nas revistas Superinteressante, Nova, Placar e Quatro Rodas. Autor do livro Bruce Lee Definitivo (editora Conrad)

A Invepar (IVPR4B) pretende vender o aeroporto de Guarulhos. A informação foi dada neste domingo (26) pelo jornalista Lauro Jardim, de O Globo.

O aeroporto internacional de Guarulhos é a joia da companhia, uma das maiores gestoras privadas de mobilidade urbana e infraestrutura de transporte da América Latina.

Simule seus investimentos com um especialista e confira as melhores opções de acordo com seu perfil

A Invepar também é dona do Metrô do Rio de Janeiro e da Linha Amarela, também no Rio.

Maior aeroporto da América do Sul

Guarulhos é o maior aeroporto da América do Sul e o segundo mais movimentado da América Latina. Inaugurado em 1985, Cumbica emprega 40 mil pessoas. Cerca de 42 milhões de pessoas embarcam ou desembarcam em cerca de 270 mil partidas e chegadas anuais.

Com movimentação diária média de mais de 104 mil passageiros e cerca de 800 operações de pousos e decolagens (dados de 2017), o aeroporto é o maior hub da América do Sul, de acordo com a Invepar.

O GRU Airport é também a mais importante porta de entrada e saída de cargas aeroportuárias do Brasi, com 43% de todo o volume nacional. Em 2017, passaram pelo terminal, 283,1 mil toneladas de cargas, contra 241 mil toneladas registradas em 2016.

Segundo informações do site do aeroporto, em média 800 toneladas de cargas são processadas diariamente no Terminal de Cargas.

O número de pousos e decolagens diários é de 830 na baixa temporada e 870 voos diários na alta. “O GRU Airport possui, atualmente, 10 pátios de aeronaves, entre os de voos comerciais (nacionais e internacionais), executivo e de helicópteros”, informa o aeroporto.

Pontual

Pesquisa internacional, publicada em 8 de janeiro último, apontou o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, como o quarto mais pontual do mundo, entre os que realizam de 20 a 30 milhões de embarques de passageiros por ano.

A pesquisa The Punctuality League, elaborada pela consultoria internacional OAG, avaliou 57,7 milhões de voos de aeroportos que embarcam a partir de 2,5 milhões pessoas, por ano. São considerados, ainda, 15 minutos de tolerância de atraso para cada voo.​

 

 

Cases da Bolsa

Aprenda análise fundamentalista de ações na prática, com maiores cases já criados na B3