Inteligência financeira: 10 sugestões de livros de Gustavo Cerbasi

Cláudia Zucare Boscoli
Jornalista formada pela Cásper Líbero, com pós-graduação em Jornalismo Econômico pela PUC-SP, especialização em Marketing Digital pela FGV e extensão em Jornalismo Social pela Universidade de Navarra (Espanha), com passagens por IstoÉ Online, Diário de S. Paulo, O Estado de S. Paulo e Editora Abril.

Crédito: Reprodução/Pixabay

O mega investidor Warren Buffett reserva uma boa parte do seu dia para ler e pensar. “Leia 500 páginas por dia. É assim que o conhecimento funciona. Ele se acumula, como juros compostos. Todos vocês podem fazer isso, mas garanto que não são muitos os que farão”, afirmou certa vez, ao ser questionado sobre o segredo do sucesso. Para quem quer fazer da leitura um hábito e se interessa por finanças pessoais, os livros de Gustavo Cerbasi são um bom ponto de partida. Ele já escreveu 16 obras sobre educação e inteligência financeira. Muitas se tornaram best-sellers, como “Casais inteligentes enriquecem juntos”, que inclusive virou trilogia no cinema (“Até que a sorte nos separe”).

Com os livros e sua atuação nas redes sociais, Cerbasi diz não querer mais educar as pessoas financeiramente. Sua nova meta é ajudar os brasileiros a descobrir o que está faltando ou impedindo que eles coloquem em prática o que já aprenderam.

Reunimos neste post uma seleção de dez livros de Cerbasi que podem ajudar tanto quem está chegando no mundo dos investimentos, quanto quem precisa repensar seu portfólio.

Análises e Resumos do mercado financeiro com leituras de 5 minutos. Conheça a EQI HOJE

Cerbasi

“A Riqueza da Vida Simples”

Você trabalha para viver ou apenas vive para trabalhar? Se a rotina é só trabalho, sem tempo para lazer e prazer, talvez seja preciso rever conceitos.

Este é o último livro de Cerbasi, que concorre ao prêmio Jabuti na categoria Economia criativa. Nele, o autor propõe maneiras de estruturar uma relação saudável com o dinheiro, baseado em escolhas sustentáveis.

Em vez de abrir mão de qualidade de vida para manter um padrão incompatível com a sua realidade, o autor propõe reduzir custos fixos, adotar o minimalismo e ter fartura apenas do que é genuinamente importante.

“Este livro, para mim, é a cereja do bolo de uma obra feita com muito carinho ao longo de 20 anos de carreira. Quero que as pessoas se perguntem ‘com o que eu ganho hoje, como eu posso viver bem?’. Porque tem quem viva bem até com um salário mínimo”, ele diz.

“Às vezes, eu preciso parar com um certo estilo de vida e recomeçar. Parar e pensar o que está faltando para que eu seja feliz. Quais são meus projetos fundamentais?”, ensina.

Ele complementa: “Quando a pessoa está mais feliz, mesmo se ela precisar viver com menos, ela vai ficar bem, porque ela terá alcançado o equilíbrio. Ela sabe que está chegando a algum lugar. E, enquanto não chega, ela está vivendo bem”, disse durante participação na Money Week, evento promovido pela EQI Investimentos.

“Como organizar sua vida financeira”

O livro é indicado pelo próprio Cerbasi como sua obra mais relevante. “Este talvez seja o mais transformador dos meus livros”, afirma.

Ele apresenta ao cidadão comum, não especialista em finanças, a rotina de gastos básicos, gastos eventuais, uso de crédito, investimentos e escolhas de bem-estar e segurança.

Por exemplo, sobre como consumir mais, privar-se menos, aproveitar melhor as oportunidades de crédito, equilibrar dívidas, selecionar produtos financeiros, investir com correção, segurança e disciplina e, ainda, equilibrar as finanças para uma vida com mais realizações.

“Investimentos inteligentes”

O livro apresenta as principais modalidades de investimento e um passo-a-passo de como montar e rebalancear a carteira ao longo do tempo. Serve tanto para quem ainda não se decidiu pelos investimentos quanto para aqueles que estão buscando diversificar ou aumentar rentabilidade.

“Hoje, o conhecimento é imprescindível para que você tenha um mínimo de resultado e não perca da inflação”, afirma Cerbasi.

“Dinheiro – os segredos de quem tem”

O livro é um passo-a-passo para quem está buscando educação financeira, com dicas do que pode ser feito para se chegar à independência financeira.

O que fazer para garantir o seu futuro sem ter que depender do governo? Quais os problemas mais comuns que nos impedem de poupar? Mentalidade de pobre x mentalidade de rico. Cinco crenças que dificultam o caminho para a construção da sua fortuna. A fórmula para a abundância financeira. Todas as respostas estão nessa obra.

“Dez bons conselhos de meu pai”

A obra expõe o quanto pequenas escolhas do dia-a-dia influenciam no acúmulo ou não de riqueza. E apresenta estratégias para se auto-educar, mesmo que os ensinamentos não tenham sido passados “no berço” ou ao longo da formação pessoal.

Segundo Cerbasi, a capacidade de fazer boas escolhas é algo que, sim, é possível de se aprender, em qualquer fase da vida.

“Mais tempo, mais dinheiro”

O livro foi escrito por Cerbasi e Christian Barbosa, especialista em produtividade. Para os autores, a expressão “tempo é dinheiro” está errada.

“Ambos são riquezas distintas que, somadas e bem utilizadas, conferem um novo sentido ao conceito de prosperidade. Há maneiras de ganhar dinheiro sem consumir o nosso tempo, bem como o tempo mal aproveitado pode custar muito dinheiro. Em resumo, ter mais dinheiro não significa gastar menos. E ter mais tempo não significa adotar uma maçante disciplina militar”, explica Cerbasi.

Best-seller de Cerbasi: “Casais inteligentes enriquecem juntos”

Indicado não apenas para casais, mas para todos que precisam dividir finanças e projetos em comum. O livro já vendeu mais de 1 milhão de exemplares.

Cerbasi recomenda que os investidores sempre procurem reconhecer a necessidade do outro, entender os diferentes estilos de vida e fazer projetos comuns que atendam a ambos.

“O casal tem, por exemplo, o objetivo de poupar para uma viagem. Eles podem alcançar essa meta em cinco anos. Mas vai ser sacrificante demais para um dos dois. Melhor, então, fazer o projeto dentro de sete anos e dedicar parte da verba para aquilo que faz a outra pessoa muito feliz”, sugere.

“Os segredos dos casais inteligentes”

O sucesso de “Casais inteligentes enriquecem juntos” foi tamanho que teve continuação. Em “Os segredos dos casais inteligentes”, Cerbasi apresenta dicas práticas e histórias baseadas em casos reais, onde aborda aposentadoria, planos de investimento e infidelidade financeira (sim, o caminho não é fácil e sem sofrimento).

“O errado não é ter hobbies e caprichos, mas acabar estourando o cartão de crédito por não ter planejamento”, aponta.

“Adeus, aposentadoria”

Neste livro, Cerbasi promete desmontar todas as afirmações que impedem a pessoa de poupar e investir: “não tenho tempo”, “não tenho dinheiro”, “já estou velho para começar”. E ajuda o leitor, tenha ele a idade que for, a transformar planos e garantir mais conforto no futuro.

“Pais inteligentes enriquecem seus filhos”

Para que o plano de poupar, investir e enriquecer a família dê certo, a participação dos filhos é fundamental. Mais do que isso, pais responsáveis sabem que ensinar educação financeira aos filhos desde sempre será fundamental para um futuro menos sofrido financeiramente.

Neste livro, o autor mostra como preparar as crianças para poupar, investir e refletir sobre suas prioridades. Também indica quais são as atitudes consumistas erradas que os pais, sem querer, acabam incutindo na cabeça dos filhos.

Uma dica de Cerbasi: recompensas são fundamentais

Em toda sua obra, Cerbasi ensina uma lição valiosa: poupar e investir não pode ser um percurso apenas de sofrimento.

É necessário enxugar gastos, sim, mas pequenos prazeres precisam ser aproveitados de tempos em tempos, até como motivação para continuar na trajetória, sem puxar a toalha e desistir de tudo por puro cansaço.

“Tem que haver recompensas de tempos em tempos, uma sequência de alegrias”, orienta.

“Aprendeu a realizar sonho de curto prazo? Depois disso, a pessoa entende o mecanismo mental para focar no médio e longo prazo. Daí, então, pode poupar para a casa, a faculdade do filho pequeno, a aposentadoria etc”, afirma.

Boa leitura!

Quer saber sobre como investir e as melhores aplicações? Preencha o formulário abaixo!