Investimentos

Inteligencia Emocional e Investimentos

Avalie este artigo!

Teste de Quociente Emocional de investidores!

Inteligencia-psicologia-investimentos


Quão bem sucedido você é como investidor?
As vezes parece que só você não é um vencedor?
Você acha que o sistema ‘conspira’ contra você?

Tenho diariamente este tipo de conversa com investidores, muitos reclamam e me contam sobre os seus sentimentos e seus desempenhos nos investimentos. Por isso resolvi escrever este texto sobre psicologia dos investimentos.

Você está surpreso? Você acredita mesmo no que vê na internet, onde a maioria dos investidores parecem “ninjas”? Capazes de encontrar e analisar informações corretamente nessa overdose de dados do mercado. Acredita nos investidores que dizem ganhar 10% ao dia no mercado de ações ou de moedas? Acredite, eles só querem te vender cursos!

Economias instáveis, mercados emergentes, quebra de ações, a nova normalidade, déficits fiscais, impasses políticos, falhas nos algoritmos de trade, bilionários contra classe média, planos de austeridade, economia que não cresce, lobby do petróleo, estímulos fiscais ineficientes, IPOs, Ciclos do mercado, Eleições, Fim do Euro, Apocalipse Chinês, Guerra na Ucrânia …

Nó na Cabeça? Calma, muito mais importante do que analisar as conseqüências de cada uma dessas notícias é começar (ou recomeçar) com o que o Sócrates falou há mais de 2 mil anos atrás.

Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo e os deuses – Sócrates

O primeiro passo para investir com sucesso é conhecer o seu Perfil de Investidor. Se você ainda não conhece, você pode fazer o teste aqui:
Teste de Perfil

(Re)Começando nos Investimentos

Se você já conhece seu perfil, quero convidá-lo a conhecer o seu Coeficiente de Inteligência Emocional, através do “Teste de QE para Investidores”.

Espero que depois deste teste, armado com um novo sentido de auto-conhecimento, você possa ter foco nos investimentos, além de conseguir concentrar-se para escolher a estratégia certa que melhor funciona para você.
Afinal não existe o “Melhor Investimento” e sim a “Melhor forma de investir”. Além disso para cada perfil há uma melhor forma de investir.


Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil


Em Investimentos, menos é mais.

Antes de começar o teste, quero reforçar alguns conceitos que sempre passo para meus clientes. Quero que tenha consciência de que as melhores estratégias de investimento são simples, atemporais (chega de “setups” que mudam de mês em mês), óbvias, transparentes … e muitas vezes ignoradas.

Sim, ignoradas. Mar por quê? Porque a maioria dos investidores têm dificuldade em tomar decisões e preferem contar com o fluxo aleatório de: notícias, tendências, dados fracos, ou os chamados especialistas com seus setups e fórmulas malucas.

Infelizmente, ao processar a onda avassaladora de informações, o cérebro do investidor por ter de processar grandes volumes de informação de curto prazo, acaba por apagar ou desconsiderar os dados de longo prazo (os mais importantes) e principalmente acaba por esquecer princípios de investimentos essenciais de Longo Prazo.

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

Os melhores conselhos de investimentos ainda são incrivelmente simples e óbvios. O problema é que investir de maneira simples nos obriga a ignorar as últimas notícias e ter responsabilidade com nossa estratégia pessoal. É ai que muitos investidores congelam e no meio do turbilhão não conseguem tomar uma decisão, vacilam e perdem a sua auto-confiança.

O livro Axiomas de Zurique é um bom exemplo disso. Suas idéias foram escritas após a Segunda Guerra Mundial, são simples e ainda servem perfeitamente para os tempos atuais. Muito mais que isso, o livro serve como um batismo dos que começam a operar em bolsa. Sempre que surge um iniciante, todos são unânimes em recomendar a leitura desta obra.

Ainda não leu? Compre o livro aqui.

Axiomas de Zurique

Aqui está outro grande conselho para todos os investidores, algo que o Buda disse há 2.500 anos:

Acredite em nada, não importa onde você leu ou quem disse isso, nem mesmo se eu dissesse! A menos que concorde com a sua própria razão e seu próprio senso comum

Se você utilizasse este conselho de Buda, o Mercado não mandaria em você e você estaria no controle!

Tempos atrás ‘discuti’ neste campo “esotérico” da metafísica do investimento com outro assessor de investimentos e saímos com uma súbita consciência de que o problema do investidor não está ”lá fora”.

O problema não é informação demais ou de menos do que está acontecendo “lá fora” nos mercados ou economias em todo o mundo.

Não, o maior problema dos investidores é o que está acontecendo dentro de seu próprio cérebro! Então aqui vai um curto questionário de 5 partes que foi elaborado para ajudar você a descobrir como resolver isso por si mesmo e tomar melhores decisões de investimento:

Teste de QE para Investidores

# 1. Precisão?

Informações precisas e verdadeiramente testadas (20 pontos)

Nós todos gostamos de ler o jornal e as notícias pela manhã. Infelizmente, nós investidores somos historiadores e não futurólogos … e estamos sobrecarregados.

Mesmo de posse dos melhores dados disponíveis, você está lidando com 600 ações no Ibovespa e mais de 6.000 fundos de investimentos, cada um com mais de 100 variáveis financeiras.

O pior ainda é que na verdade todas essas notícias são velhas, geralmente de 3 a 6 meses de idade, alguns de mais de um ano. Pode ter certeza de que alguém já sabia da informação que você encontrou hoje. Dessa forma, você fica oscilando entre uma falsa sensação de estar bem informado e insegurança sobre a verdade.

Marque de 0 até 20 pontos se você acredita que tem os dados mais precisos possíveis.

# 2. Tendencioso?

Fatos que você acredita que são verdadeiros, mas são falsos (20 pontos)

O guru das finanças comportamentais Richard Thaler disse: “O mercado precisa de investidores que são irracionais, lamentavelmente desinformados, dotados de preferências estranhas e que por alguma outra razão, estão dispostos a comprar ativos sobreavaliados. O jogo é esse, onde a ‘casa’ sempre ganha”.

Um exército de economistas comportamentais, analistas de valores mobiliários, formadores de opinião, especialistas da indústria e executivos de marketing todos sabem que notícias positivas são como música para os seus ouvidos e seu cérebro.

Eles sabem também que ele entra em parafuso com notícias contrárias, ou seja, eles facilmente manipulam o seu sistema de crenças internas.

Em nosso desejo de prever o futuro com clareza, entramos em sintonia com aquilo que reforça nossas crenças preexistentes. Acreditamos que ler o Valor Econômico, a Folha de São Paulo, assistir o Bloomberg, ler uma pesquisa ou análise a mais sobre ações, vai nos fazer descobrir a verdade de amanhã.

Máximo de 20 pontos, se você estiver certo de que tem acesso a toda a verdade!

Palestra-Investimentos-Intel

Palestra – Investimentos Inteligentes

Saiba onde investir e qual o melhor investimento para o momento atual. Saiba o que é e quando investir em:

1 – LCIs
2 – Títulos do Tesouro
3 – Fundos de Renda Fixa
4 – Juros, SELIC, CDI, Tributação e mais…

Faça sua Inscrição

# 3. Negações?

Você sabe a verdade, mas se recusa a aceitá-la?(20 pontos)

Nosso cérebro é mestre em negar a verdade, mesmo quando ela está na nossa cara! A última crise financeira (2008) parecia estar óbvia, para todo mundo ver e muito poucos conseguiram prevê-la, se defender ou ganhar com ela.

A necessidade de estar certo leva o investidor a negar dados que sejam contrários aos seus investimentos, como por exemplo os índices P/L (Preço/Lucro) altíssimos da época, nunca antes vistos.
A massa de investidores se enganava e continuará a se enganar com o clichê: “Desta vez é diferente, uma nova economia”.

Nouriel Roubini, um dos analistas que conseguiu prever, explica este fenômeno no livro “Economia de Crise”. Livro / Ebook.

Desculpe, mas você não pode confiar no otimismo como também não pode confiar no pessimismo. Não só no seu, mas dos outros, como também o meu. Mesmo quando você tem certeza de que você está certo, você pode estar redondamente enganado e incapaz de deixar de lado uma péssima ideia de investimento.

De 0 até um máximo de 20 pontos, se você costuma se pegar “Negando a Verdade”.

# 4. Pensamento Positivo?

Futuro imprevisível, você está adivinhando (20 pontos)

Em sua mente, você sabe que você realmente não pode adivinhar o amanhã. Há uma razão para os analistas financeiros inserirem um aviso em suas análises: “Desempenho passado não é garantia de resultados futuros”.

Sim, talvez você nem leia isso, ou talvez esqueça que aquilo está lá. Mas o analista fica protegido e você está na terra da fantasia com um bilhete “supostamente” premiado!

Todos os dias a imprensa e a mídia lhe entopem com centenas de gurus de mercado, economistas, executivos e uma abundância de anúncios. Nós recebemos em um dia, quase uma centena de previsões, contradições, dilemas, paradoxos, uma torrente incessante de dados conflitantes sobre desconhecidos futuros, imprevisíveis, especulações e adivinhações.

Nós ficamos obcecados, ansiosamente tentando descobrir o que você nunca pode realmente saber até que seja tarde demais e o fato já tenha acontecido.

Outra máximo de 20 pontos: A não ser que você tenha um sólido histórico em predizer o futuro.

# 5. Cisnes negros?

Podemos nos preparar para desastres, mas não fazemos!(20 pontos)

Cisne Negro

Segundo o livro de Nassim Nicholas Taleb: A “Lógica do Cisne Negro”. Cisnes negros são eventos imprevisíveis e impactantes, cuja natureza extraordinária está na base de quase tudo o que acontece no mundo. Um dos maiores especialistas de risco da atualidade propõe o mapeamento e a gestão do desconhecido, do pouco provável, do extremo!

Se você ainda não leu, recomendo este livro! Leia o Livro

Existem muitos dados, possibilidades e riscos macroeconômicos incertos além de nossa compreensão humana. E sim, os especialistas usam sofisticadas estratégias de teoria dos jogos para prever probabilidades de eventos imprevisíveis e muitos, mesmo assim passam batidos.

Muitas incógnitas escapam de nossa compreensão humana, nos pegam de surpresa.
Nassim Taleb, que além de autor é um Trader de opções e professor de matemática, também nos diz no livro que cisnes negros são eventos raros com três características definidoras: Eles são improváveis, imprevisíveis e trarão conseqüências enormes.

Só depois de acontecidos, os “especialistas” nos dirão todas as razões pelas quais os eventos eram previsíveis, e não aleatórios.

Sim, nós nunca poderemos ver esses pontos de virada histórica até depois do fato (quando já era tarde demais) para se preparar, mas, muitas vezes os riscos de eventos “inesperados” como falhas de mercado, desastres naturais, colapsos cambiais, pandemias, ataques terroristas e guerras nucleares são previsíveis, mas tidos como muito raros para que nos preparemos para eles.

Se você se acha capaz de prever eventos deste tipo, coloque mais 20 pontos aqui.

Qual é o seu QE de investidor?

Você vai ter sucesso em 2016, 2017…?
A maior decisão que cada investidor deve fazer é assumir a responsabilidade total para a sua estratégia de investimento e desempenho. Mas você não nasce maduro, e muito menos seguindo os “especialistas”. Você deve saber lidar com o lado bom, o mau e o feio neste mundo cada vez mais perigoso.

É o seu dinheiro, a sua aposentadoria, e no final, você, e não os gurus que você segue, que estão lidando com as conseqüências dos ganhos ou perdas que acontecem nos negócio. Lembre-se da sabedoria de Lao Tzu outro grande consultor de investimentos de 5.000 anos atrás: “Aquele que conhece os outros é sábio. Aquele que conhece a si mesmo é iluminado.”

Um último aviso: Se você calcular o seu ”QE de Investidor” e obter mais de 40 pontos, é sinal de que provavelmente você ainda tem alguma negação sobre o mundo e a si mesmo. Seja honesto com você mesmo e finalmente retrabalhe sua estratégia de investimento.

QE Investidores

 

Juliano Custodio

Juliano Custodio é empreendedor digital, apaixonado por tecnologia, investimentos e tudo o que esta mistura pode criar.
É também CEO do EuQueroInvestir.com e do EuQueroInvestir A.A.I assessores de investimentos.
Me envie um e-mail: juliano.custodio@euqueroinvestir.com
Ou então uma mensagem por WhatsApp: (47) 9.8859.2799.

Artigos Relacionados

Close