Informações irrelevantes podem piorar os seus investimentos

Thiago Frade Said
Colaborador do Torcedores
1

Crédito: katemangostar / Freepik

Os ruídos são aquelas informações irrelevantes e que confundem o investidor, atrapalhando na busca do que é realmente importante, o sinal

Na Grécia Antiga, o conto de Ulisses da Odisseia, narra a história de uma ilha rochosa cheia de sereias. A lenda conta que as sereias com seus cantos, atraíam os navios para as rochas, onde colidiam e afundavam. Então, Ulisses resolveu colocar cera nos ouvidos dos marinheiros.

Posteriormente, Ulisses solicitou aos marinheiros que o amarassem ao mastro do navio. Assim, ao se aproximarem da ilha, os marinheiros não conseguiram ouvir o canto das sereias. Além disso, Ulisses, mesmo atraído pelo canto, estava amarrado e, conseguiu desviar o navio do rochedo. Em suma, uma vitória!!

Diariamente, ocorre um bombardeio de informações nos diversos meios de comunicações, sendo a grande maioria apenas ruídos. Estes, nada mais são do que informações que não geram valor. Muitas vezes, os ruídos virão travestidos de maravilhosos “cantos” irresistíveis.

Geralmente, o ser humano resiste a muitas coisas, menos a tentações

Segundo Nassim Taleb – autor do Cisne Negro, matemático de formação e ex-trader- , a razão matemática entre ruído e sinal no período de uma hora, resulta em 30:1 de ruídos. Isto é, para cada uma informação relevante, são produzidas 30 informações irrelevantes.

O mesmo autor, no livro “Fooled by Randomness”, traz o exemplo de um investimento na renda variável, com expectativa de taxa de retorno de 15% ao ano, podendo passar por momentos inclusive de perda de valor devido a alta volatilidade de 10% no curto prazo. Neste caso, ele relata a probabilidade de sucesso no investimento em diversas escalas temporais.

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

Crédito: Taleb, Nassim Nicholas. Fooled by Randomness

O curto prazo é dominado pela aleatoriedade

A chance de resultados positivos praticamente se iguala aos resultados negativos no curto prazo. O excesso de informações, notícias, análises e de comentários no curto intervalo de tempo, trará muitos ruídos e consequentemente, ansiedade e frustrações ao investidor.

Isto é, não irão gerar performance no resultado final. Dessa forma, não há motivos de se checar informações e as cotações no Home Broker a cada segundo. E sim, deixar os juros compostos agirem com o tempo, ignorando a tempestade de ruídos diários.

Com prazos mais longos, os ruídos vão diminuindo e o sinal aumentando. Segundo Taleb, após um ano, a probabilidade de sucesso no investimento, com expectativa de retorno de 15%, porém com alta volatilidade, típico de investimento em ações, sobe para 93%. Para o investidor, o que importa é apenas o resultado final. Sendo assim, o ruído é apenas uma distração que o confunde.

A Fidelity, uma das maiores gestoras de investimento do mundo, realizou uma pesquisa interna entre 2003-2013, com a finalidade de verificar quais carteiras de investimento dos seus clientes se saíram melhor. O mais incrível é que os melhores resultados foram de clientes que já tinham morrido. Em segundo lugar, foram de clientes que tinham esquecido suas contas.

Muitas vezes o melhor a se fazer é não fazer nada

Nada melhor do que ignorar informações irrelevantes, muitas vezes deixando de lê-las, por exemplo. É preferível não ter um mapa, do que ter um mapa errado. Ou quem sabe, por um momento, obliterar todo o conduto auditivo externo com cera, levando a uma surdez momentânea de notícias irrelevantes no curto prazo.

No final, o primordial é o dinheiro que o investidor ganha e não as informações que ele absorve.

A simplicidade é a maior das sofisticações

Não é preciso fazer coisas extraordinárias para se ter resultados extraordinários.

No longo ciclo da vida, é mais importante não cometer erros do que tentar ser inteligente. Busque sempre uma forma de ignorar os ruídos, pois o consumo de informações irrelevantes de forma exagerada, pode ser prejudicial aos seus investimentos.

Já conhece o nosso canal no YouTube? Clique e se inscreva 

Esta é a função de um Assessor de Investimentos

Entender o investidor em uma profundidade maior do que o gerente do seu banco ou corretoras digitais e monitorar o mercado em busca de oportunidades que se enquadram em sua realidade, são atribuições do Assessor de Investimentos.

O papel dele é unir seus objetivos pessoas e profissionais, momento financeiro, perfil de investidor e avaliar o mercado para te apoiar com os investimentos que estiverem alinhados com seu momento.

Disponibilizo abaixo, a oportunidade de você realizar um diagnóstico e tirar todas as suas dúvidas sobre investimentos, conversando com um especialista no assunto.

 

 

O que fazer agora

O primeiro passo sempre será conhecer seus limites, sua tolerância a risco. Não entender seus próprios limites pode levá-lo a tomar as piores decisões com seus investimentos.

Por este motivo, sugerimos que todo investidor - experiente ou iniciante - conheça seu perfil. Se busca obter ganhos mais altos aceitando certa volatilidade ou se prefere maior segurança com retornos garantidos.

Entender mais profundamente o seu perfil como investidor e seus objetivos quanto a prazos de investimentos é uma tarefa um pouco mais sofisticada. É preciso considerar histórico como investidor, fatores pessoais e até profissionais que um teste da internet não considera.

Nossa equipe pode te ajudar a avaliar seu perfil de investidor.

O primeiro passo é uma conversa de 5 a 10 minutos com um membro da nossa equipe para levantar as primeiras informações e então agendar a conversa com um especialista no mercado de Investimentos.

É ele quem vai se aprofundar no seu histórico como investidor, seu momento de vida, seus planos futuros e então te indicar para produtos recomendados para seu perfil de investidor.

Confirme seus dados no formulário abaixo e nossa equipe vai entrar em contato com você para fazer a avaliação de seu perfil de investidor e bater com sua atual carteira de investimentos.