Índia em estagflação: como a economia de crescimento chegou a esse ponto

Daniele Andrade
Colaborador do Torcedores
1

Crédito: Foto de Sohel Patel no Pexels

Há dois anos, Narendra Modi, primeiro-ministro da Índia estava em alta com seu trabalho, devido a economia em expansão de 8%. O otimismo estava estimulando cada vez mais o país a chegar em um crescimento a nível excelente de mercado.

Mas, atualmente tudo mudou. A economia indiana está próxima a ficar mais lenta, em menos de uma década. Enquanto a inflação dá sinais de que vai aumentar, acima da meta do banco central do país. Isso tudo, impulsionado pelos preços dos alimentos que subiram. 

A chamada estagflação (aumento do desemprego e preços do produtos) é um dos problemas, uma nova lei restritiva em relação a cidadania também se mostra como um desafio. Já foi previsto a diminuição da receita do governo e um limite de orçamento para apoio fiscal, mas enquanto isso a inflação continua alta em 7,35% no varejo. Os títulos soberanos caíram após recentes dados sobre a inflação.

O questionamento que fica é o que houve então com a Índia? Segundo a reportagem da Bloomberg, foi uma soma de fatores de erros políticos. Em que teve início desde a decisão de proibir notas de dinheiro em valores altos até a implementação de um imposto novo, sobre bens e serviços. Logo em seguida, iniciou-se uma crise de crédito. Onde as companhas não conseguiram fornecer empréstimos a centenas de consumidores e empresas.

Na Índia, o consumo representa 60% do produto interno bruto. A medida que as empresas fecharam oportunidades de empregos e adiaram investimentos, o consumidor permaneceu acuado. Além da recente volatilidade no preço do petróleo, que pode aumentar ainda mais e assusta a população.

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

Segundo Nouriel Roubini, professor da Universidade de Nova York, ainda não há evidências de melhorias, o ideal seria os políticos darem atenção maior a resolver os problemas da economia do país e não em outras questões políticas.


Aproveite o atual cenário econômico do Brasil e aumente a rentabilidade dos seus investimentos.

Deixe seus dados abaixo e conte com a nossa equipe para lhe ajudar.

Se preferir, ligue direto para 4007-2374