Imposto de Renda sobre títulos de renda fixa; entenda

André Arantes
null
1

Crédito: Pressfoto / Freepik

Quando você investe, pensa só em rendimentos. Confira qual a fatia do leão nessa história!

Um dos principais cuidados de investidores de sucesso é o quão duro pode ser o leão na hora de cobrar o Imposto de Renda. Sobre isso, podemos dizer que ele é um tanto exigente com alguns títulos de renda fixa, mas em outros casos ele não é cobrado.

As variações do Imposto de Renda nos títulos variam conforme alguns aspectos como tipo de investimento e o prazo de resgate. Como forma do governo estimular a poupança de longo prazo, quanto mais tempo o dinheiro fica aplicado, menor a incidência de imposto de renda. Sendo assim, veja na tabela abaixo o comportamento do IR nos principais títulos de renda fixa.

Imposto de Renda sobre CDBs e LC

O imposto de renda cobrado nestas duas modalidades de renda fixa é semelhante. Então repare na tabela, que conforme o tempo passa o leão morde menos sua rentabilidade.

De (dias)Até (dias)%
118022,5
18136020
36172017,5
72115

A título de curiosidade sobre os benefícios da população poupar a longo prazo, no Japão que tem muitos recursos investidos, é muito mais saudável financeiramente. A tributação além de gerar impostos serve para essa finalidade também.

LCI, LCA, CRI, CRA e Debêntures Incentivadas

Estes títulos de renda fixa estão isentos do Imposto de Renda. Sendo assim, essa isenção potencializa a sua rentabilidade oferecendo mais lucro para o seu capital. Vale a pena investir um pouco nestes títulos de acordo com seus objetivos.

Simulação

Agora que você já sabe na teoria sobre a maioria dos títulos que encontramos no mercado, vamos ver na prática como isso pode influenciar seus rendimentos.

Poupança x CDB x Debênture Incentivada x LCI

Selecionamos quatro títulos. A nossa conhecida poupança, um CDB com rendimento de 115% do CDI – encontrado com prazo para 2 anos geralmente -, uma debênture incentivada com taxa de IPCA + 6,45% ao ano e uma LCI de 95% do CDI.

Nesse exemplo – considere taxa SELIC a 11,25% ao ano- todas os investimentos são isentos de imposto de renda, com exceção do CDB. Dessa forma para ser passível de comparação o imposto do CDB já está aplicado na conta.

12 Meses24 Meses36 Meses
CDB – 115% do CDI11,78%23,52%32,63%
Debênture Incentivada IPCA +6,45% ao ano16,69%32,38%49,55%
LCI – 95% do CDI11,69%22,48%31,01%
Poupança6,96%13,92%20,98%

 

Então saiba que sempre que for investir em ativos tributados o rendimento deve ser consideravelmente acima dos isentos. Desse modo, faça sempre a comparação entre o rendimento líquido de cada opção para comparar rentabilidades na mesma base.

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

Já conhece o nosso canal no YouTube? Clique e se inscreva

Quando, onde e quanto investir?

O teste de perfil de investidor criado pela equipe da Euqueroinvestir.com pode ser usado como base para você identificar seu perfil como investidor: conservador, moderado ou agressivo.

Conhecer o próprio perfil como investidor e ter claro o objetivo com os investimentos, é a base para identificar os melhores investimentos, afinal, não existe o melhor investimento, o que existe é o melhor investimento para o perfil e objetivo do investidor.

No entanto, o teste de perfil é só o começo, o primeiro passo em sua caminhada enquanto investidor. Entender mais profundamente seu perfil e ter claro os objetivos quanto a prazos de investimentos, é uma tarefa um pouco mais sofisticada e exige uma análise mais criteriosa.

 

O que fazer agora

O primeiro passo sempre será conhecer seus limites, sua tolerância a risco. Não entender seus próprios limites pode levá-lo a tomar as piores decisões com seus investimentos.

Por este motivo, sugerimos que todo investidor - experiente ou iniciante - conheça seu perfil. Se busca obter ganhos mais altos aceitando certa volatilidade ou se prefere maior segurança com retornos garantidos.

Entender mais profundamente o seu perfil como investidor e seus objetivos quanto a prazos de investimentos é uma tarefa um pouco mais sofisticada. É preciso considerar histórico como investidor, fatores pessoais e até profissionais que um teste da internet não considera.

Nossa equipe pode te ajudar a avaliar seu perfil de investidor.

O primeiro passo é uma conversa de 5 a 10 minutos com um membro da nossa equipe para levantar as primeiras informações e então agendar a conversa com um especialista no mercado de Investimentos.

É ele quem vai se aprofundar no seu histórico como investidor, seu momento de vida, seus planos futuros e então te indicar para produtos recomendados para seu perfil de investidor.

Confirme seus dados no formulário abaixo e nossa equipe vai entrar em contato com você para fazer a avaliação de seu perfil de investidor e bater com sua atual carteira de investimentos.