Impasse: líderes da UE não conseguem fechar acordo sobre orçamento

Felipe Moreira
Especialista em Mercado de Capitais e Derivativos pela PUC - Minas, com mais de 8 anos de vivência no mercado financeiro e de capitais. Certificações: CPA-10, CPA-20 e AAI. Apaixonado por educação financeira e investimentos.
1

Os líderes da União Europeia falharam nesta sexta-feira (21) em fechar acordo sobre seu primeiro orçamento comum sem o Reino Unido, após uma reunião em Bruxelas.

O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, não conseguiu convencer todos os países membros do bloco que a proposta de um orçamento de 1,094 trilhão de euros (US$ 1,181 trilhão) é a melhor opção, segundo informou a reportagem da CNBC.

Redução

A luta para fechar o orçamento do bloco é uma tradição em Bruxelas e ressalta divisões e desacordos na região.

Alguns membros da UE desejam um orçamento maior para fomentar programas de promoção de direitos humanos e segurança, enquanto outros países pretendem contribuir menos para o bloco e, por consequência, para uma conta mais enxuta.

O ano de 2020 deve ser mais desafiador ainda, após a saída do Reino Unido da União Europeia, o que reduziu o orçamento em aproximadamente 55 bilhões de libras (US$ 71,3 bilhões) nos próximos 7 anos.

Segundo a CNBC, “o primeiro-ministro do Luxemburgo disse que seus colegas não podem esquecer que contribuir para o orçamento da UE tem seus benefícios”.