Imóvel na planta: dicas para maximizar seu investimento

Humberto Maurício Pennacchia
null
1

Crédito: Freepik

 

Ao comprar um imóvel na planta, o investidor está pensando na rentabilidade futura que terá quando a construção estiver terminada. Segundo especialistas na área, depois de pronto, o imóvel poderá sofrer uma valorização de até 30% em média.

O momento para se investir em imóveis é propício, a economia brasileira está dando sinais de recuperação.Isso irá, com o tempo, agregar valor no seguimento imobiliário.

Abra agora sua conta na EQI Investimentos e tenha acesso a soluções customizadas de acordo com seu perfil

Outro fator que favorece o investimento nesse setor é o elevado déficit habitacional. Segundo matéria publicada pela exame, o déficit habitacional aumentou em 220 mil moradias entre 2015 a 2017.

Como zerar esse número?

Zerar esse número não será fácil, isso requer tempo, dinheiro, vontade política e, principalmente, planejamento por parte das pessoas interessadas em ter a sua casa própria.

Comprar um imóvel não é uma decisão fácil na vida de ninguém, seja pelo alto valor que será pago, ou pela escolha do local onde você irá viver por um bom tempo. Some-se a isso tudo uma questão crucial, o que é melhor: comprar um imóvel na planta ou um imóvel pronto?

Vantagens de comprar imóvel na planta:

Uma grande vantagem para o interessado em comprar o imóvel na planta é o preço. Ele costuma ser mais barato do que o preço do imóvel pronto.

Uma outra vantagem interessante ao se adquirir imóvel na planta é que você ganha tempo para planejar o pagamento das demais parcelas. Você pode, por exemplo, negociar diretamente com a construtora o valor da entrada, o percentual da parcela mensal que caiba no seu orçamento financeiro, o percentual das parcelas intermediarias, sejam elas  trimestrais, semestrais ou anuais.

Quem compra um imóvel na planta tem uma facilidade maior para negociar o acabamento que seja do seu gosto, pode por exemplo, escolher o piso, a cor, o espaço gourmet que desejar, etc.

Caso  a pessoa opte por comprar um imóvel na planta deve ficar atento a alguns detalhes, tais como: checar a idoneidade da empresa que vai edificar a obra, verificar documentação e capacidade financeira da construtora para ver se ela terá folego para iniciar e concluir a obra e, por fim, se ela não tem muitas reclamações nos institutos de proteção ao consumidor.

Conheça algumas desvantagens de se adquirir um imóvel na planta.

Se você precisa de um imóvel para se mudar imediatamente, o imóvel na planta não é uma boa alternativa, já que, para ficar pronto demora entre dois e três anos. Uma situação que não pode ser descartada é a do imóvel nunca ficar pronto. Isso pode acontecer se a construtora tiver algum problema e for a falência.

Outro problema que pode ocorrer é o atraso nas obras, você terá gastos extras, como por exemplo, o pagamento das parcelas e o próprio aluguel que você já paga enquanto não entra no seu imóvel.

Não se pode descartar uma situação que todos nós estamos sujeitos, que é o desemprego. Se você perder o seu emprego e a capacidade de pagar as parcelas, provavelmente, você terá problemas com a construtora e a justiça. Portanto, avalie bem essa possibilidade para não ter dores de cabeça posteriormente.

Lembre-se que não é saudável comprometer mais do que vinte por cento de sua renda mensal com o pagamento da mensalidade de sua casa própria.

Uma última dica, não tenha pressa, cheque todos os detalhes, converse com proprietários de outras obras que a construtora já tenha executado. Veja se tudo aquilo que prometem realmente é cumprido.

Não se esqueça de fazer seu planejamento financeiro de curto, médio e longo prazo para saber se não lhe faltará condições de pagamento ao longo do tempo.