Ibovespa opera em alta em dia recuperação de mercados internacionais

Victória Anhesini
Jornalista formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie
1

O Ibovespa opera em alta de 0,79%, aos 103.017 pontos, perto das 13h54, nesta quarta-feira (1).

O Ibovespa avança, acompanhando a recuperação das bolsas na abertura em Nova York e dos preços do petróleo, enquanto no Brasil investidores aguardam votação da PEC dos Precatórios no plenário do Senado.

O que mexe no Ibovespa

Destaque hoje para a votação no plenário do Senado para a PEC dos Precatórios, depois da aprovação pela CCJ da casa. 

Em indicadores, o IPC-S subiu a 1,08% na terceira leitura de novembro. A variação em 12 meses é de 9,89%. 

O Índice de Confiança Empresarial caiu 3,3 pontos em novembro, para 97 pontos.

O PMI Industrial recuou a 48,9 em novembro, ante 51,7 em outubro. Ainda hoje será divulgada a balança comercial de novembro. 

Ontem, a Pnad do IBGE apontou que a taxa de desemprego recuou a 12,6%E o Caged revelou a criação de 253.083 vagas formais de trabalho em outubro, com queda de 30,9% sobre o desempenho registrado no mesmo mês de 2020. O Caged também corrigiu dados referentes a 2020, quando o saldo de empregos ficou negativo, com fechamento de 191,5 mil vagas.  

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) confirmou ontem o registro de dois casos da variante ômicron no Brasil. Trata-se de um casal que já está em isolamento domiciliar. Eles apresentam sintomas leves e não tem histórico de vacinação.

Exterior

A escalada da inflação, a retirada de estímulos da economia e a variante ômicron são os temas nos mercados internacionais, que buscam recuperação.

Nos EUA, o presidente do Fed, Jerome Powell, admitiu que a redução do ritmo de compra mensal de títulos pode ocorrer mais rápido do que o cronograma de US$ 15 bilhões ao mês anunciado em novembro. O que também acelera as previsões de alta de juros por lá. 

Hoje tem Índice dos Gerentes de Compras (PMI na sigla em inglês), indicador relevante para acompanhar o ritmo da retomada econômica. Na zona do euro, o PMI industrial ficou em 58,4 pontos, abaixo da leitura anterior de 58,6. 

Nos EUA, o PMI Industrial ficou em 58,3 em novembro, ante previsão de 59,1.

Na China, a leitura do PMI industrial foi de 49,9 pontos, ante 50,6 anterior. Resultados abaixo de 50 apontam retração da atividade.  

Hoje também foi divulgada a pesquisa ADP, considerada uma prévia do payroll (que sai na sexta), apesar de não contabilizar cargos públicos. Foram criadas 534 mil vagas de emprego no setor privado em novembro, ante expectativa de 525 mil. Em outubro, foram 571 mil. 

E tem ainda o Livro Bege do Fed, com a atividade nos 12 distritos americanos.

Ibovespa: ações

As ações da Braskem (BRKM5) lideram as altas no Ibovespa nesta quarta-feira (1). Por volta das 13h54, os papéis da empresa subiam 8,83%.

Em seguida, surge Suzano (SUZB3) que cresce 4,88%.

O Petrorio (PRIO3) é a terceira entre as maiores altas. Esta opera com variação positiva de 4,44%.

Logo após aparece Gerdau (GGBR4), que registra variação positiva de 4,15%.

Por fim, vem Yduqs (YDUQ3), que opera com elevação de 3,80%.

Dólar

O dólar tem alta de 0,17%, a R$ 5,6335, por volta das 13h51.

O dólar passa a operar em alta no início da tarde, após ter começado a dia em queda. A moeda virou por conta de compras de importadores e de tesourarias de bancos no mercado à vista e também por causa de um movimento de busca de proteção em função da expectativa permeada de incerteza sobre a votação da PEC dos Precatórios no Senado hoje à tarde.

O Citi elevou seus prognósticos para a inflação ao consumidor e o patamar do dólar frente ao real em 2022, alertando para a permanência de incertezas político-fiscais domésticas e um cenário internacional mais adverso.

*Com Agência Reuters e Agência Estado