Ibovespa vira e opera em alta, recuperando os 128 mil pontos

Victória Anhesini
Jornalista formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie
1

Crédito: Reuters

O Ibovespa vira e opera em alta de 0,30%, aos 128.435 pontos, perto das 15h08, nesta sexta-feira (18).

Com cenário externo desfavorável, o Ibovespa chegou a perder os 128 mil pontos durante o início da tarde, mas se recuperando já mais perto do fechamento do pregão. No Brasil e em Nova York, o dia é de vencimentos, o que tende a causar instabilidade. Apesar do mau humor do dia, a reação do mercado sobre a aprovação da MP da Eletrobras (ELET3) de ontem foi positiva. Desta forma, abrem os caminho para a desestatização da companhia.

O que mais mexe no Ibovespa

O Brasil deve receber “nas próximas semanas” parte das 80 milhões de doses de vacinas que serão doadas pelos EUA. No entanto, não foi informada a quantidade, a data certa de chegada, nem de qual farmacêutica serão os imunizantes.

Enquanto isso, o Ministério da Saúde adiou “para a semana que vem”, sem dia definido, a entrega de 3 milhões de doses da Janssen que deveriam ter chegado ao país nesta semana. As vacinas são uma antecipação de parte do total de 38 milhões de doses compradas da farmacêutica pelo governo federal.

Você sabia que algumas das maiores oportunidades de ganhos da bolsa estão nas Small Caps? Quer saber mais sobre essas ações e como investir? 

Exterior

Investidores continuam estressados com o tom duro do comunicado do Federal Reserve da semana. Isso porque o mercado foi contrariado ao indicar aumento do juro antes do esperado. Hoje, um membro da distrital de St. Louis da instituição esquentou o assunto.

Quer começar o dia bem-informado com as notícias que vão impactar o seu bolso? Clique aqui e assine a newsletter EQI HOJE!

James Bullard disse prever alta do juro nos Estados Unidos no final de 2022. Conforme ele, para a inflação cair, será preciso fazer mudanças na política monetária. Além disso, afirmou que o Fed abriu discussões sobre “tapering”, que significa o processo de retirada gradual de estímulos monetários que existem atualmente.

Bullard não é membro votante do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc). Entretanto, os investidores se incomodam com as palavras dele, devido ao seu poder de influência indireta.

Ibovespa: ações

As ações da Eletrobras (ELET6) são a maior alta do Ibovespa do dia. Por volta das 13h10, as ações da elétrica subiam 6,40%. Em seguida, ELET3 sobe com 5,60%.

O Plenário do Senado aprovou ontem (17) a medida provisória que permite a desestatização companhia. O texto foi modificado pelos senadores. Por isso, voltará para a Câmara dos Deputados. Em resumo, a MP precisa da aprovação final do Congresso até o dia 22, quando perde a validade.

A Vale (VALE3) sobe 1,89% com a alta do minério de ferro. Já a Hering (HGTX3) tem alta de 1,84%. Por fim, a CSN (CSNA3) sobe 1,36%.

Dólar

O dólar tem alta de 0,69%, a R$ 5,0404, às 13h15. A queda reflete as falas de James Bullard, como mencionado.

Além disso, a Agência Reuters aponta que, no exterior, o índice do dólar e os rendimentos norte-americanos ganhavam terreno após a notícia, enquanto as ações globais recuavam. Peso chileno, peso mexicano e rand sul-africano, divisas emergentes pares do real, caíam mais de 1% nesta sexta-feira. Os juros mais altos nos Estados Unidos costumam favorecer a moeda, por conta fluxo de investidores que buscam retornos mais altos e segurança.

Um dos principais exercícios para a compra de uma ação é saber se ela está cara ou barata. Para isso, preparamos um material especial para ajudá-lo nesta análise.