Ibovespa fecha semana no 0x0 – call de fechamento

Filipe Teixeira
null

Crédito: educacional.bmfbovespa.com.br

E o ano de 2020 segue testando a resiliência dos investidores brasileiros. Após um início de semana promissor, com a bolsa dando sinais de recuperação em relação às baixas da semana anterior, o Ibovespa foi perdendo força e praticamente zerou os ganhos da semana, numa sexta-feira marcada por mais um payroll acima das expectativas e a confirmação de uma inflação ancorada aqui no Brasil. Nesta manhã o IBGE divulgou o IPCA de janeiro, que mostrou o menor resultado para o mês desde o início do plano real. O indicador apontou alta de 0,21%, abaixo da estimativa de 0,35%.

Na comparação anual, a expectativa do consenso da Bloomberg era de uma alta de 4,34% ante 4,31% na pesquisa anterior. O resultado ficou em 4,19%.

Pesaram por aqui, a indefinição em torno do controle do coronavírus na China, onde se iniciaram os primeiros protestos contra o governo chinês. As mineradoras sofreram com os portos operando fora de sua normalidade enquanto os frigoríficos sofrem com a queda nas encomendas ao nosso país. É de se registrar também o aparente movimento de realização de lucros na bolsa americana, que no dia de ontem, renovou suas máximas em seus três principais índices.

Em Nova Iorque, o Dow Jones caiu 0,94% (29.102,51 pontos); S&P 500, -0,54% (3.327,71 pontos); e o índice Nasdaq, -0,54% (9.520,51 pontos).

O Ibovespa fechou o dia em queda de 1,23% a 113.770 pontos com volume financeiro negociado de R$ 24,507 bilhões. Na semana, o índice teve leve variação positiva de 0,01%, acumulando queda de 1,62% no ano. Nesta sexta-feira, com exceção dos bancos que até a semana passada eram um peso para o índice e agora operam positivo no acumulado do ano, todos os demais encerram o dia no vermelho.

No câmbio, o dólar comercial subiu 0,82%, cotado a R$ 4,32 renovando máxima histórica de fechamento, refletindo a incerteza quanto à questão de saúde na China e o aumento da saída estrangeira após mais um corte nos juros. Na semana, a o avanço do câmbio também foi de 0,82%.

Na política, o destaque fica por conta da notícia de que o governo prepara uma proposta de mudança da Legislação, visando a participação de empresas estrangeiras em licitações de grandes obras públicas, o que atualmente só é permitido a empresas que possuem filiais no Brasil. Inicialmente, a ideia é abranger licitações de menor valor, como a compras de medicamentos, estendendo futuramente às grandes obras de infraestrutura.

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil


Aproveite as oportunidades e aumente a rentabilidade dos seus investimentos.

Preencha seus dados abaixo e conte com especialistas para ajudar.

Se preferir, ligue direto para 4007-2374