Ibovespa bate bolsas globais em novembro; veja mais notícias

Felipe Moreira
Especialista em Mercado de Capitais e Derivativos pela PUC - Minas, com mais de 8 anos de vivência no mercado financeiro e de capitais. Certificações: CPA-10, CPA-20 e AAI. Apaixonado por educação financeira e investimentos.
1

A euforia nos mercados globais elevou a demanda por ativos mais sensíveis ao ciclo econômico, o que tem promovido uma forte recuperação da B3. O Ibovespa ultrapassou os 109 mil pontos e atingiu o maior patamar em nove meses.

Em dólar, a bolsa brasileira tem o melhor desempenho no mês entre os principais pares emergentes e os Estados Unidos. A alta da B3 atingiu 24,8% em novembro, superando o desempenho de outros nove emergentes e dos três principais índices de ações de Wall Street (S&P 500, Nasdaq e Dow Jones), conforme levantamento realizado pelo Valor Data.

Atingir um patrimônio de R$ 100 mil é para poucos, saiba quais são as melhores atitudes e aplicações para multiplicá-lo

Em moeda local, o Ibovespa subiu ontem mais 2,24%, aos 109.786 pontos, o maior patamar desde 21 de fevereiro de 2020, quando ficou em 113.681 pontos.

Fundos preferem exposição global à Brasil

O Brasil perdeu espaço na carteira de alguns dos principais multimercados com estratégia macro. Isso por causa de gastos fiscais acima da média dos emergentes e até de alguns desenvolvidos na pandemia. A avaliação de alguns gestores é que o Brasil vai entregar um crescimento aquém de outras economias no próximo ano e que, mesmo com alguns ativos baratos, o risco pode não compensar, conforme reportagem do Valor.

A crise derivada da pandemia fez as economias caírem numa recessão curta e profunda ao mesmo tempo. Dessa forma, vieram estímulos fiscais e monetários e, para 2021, as oportunidades vão estar nos países com capacidade de se diferenciar na recuperação, segundo o ex-diretor do Banco Central (BC) Rodrigo Azevedo, co-CEO e gestor da Ibiuna Investimentos.

“O Brasil comprou uma queda baixa, mas de 2021 para frente vai ter que pagar por isso. A dúvida é se o governo, de fato, vai entrar numa trajetória de ajuste que permita ao investidor olhar e carregar títulos brasileiros com conforto, sem receio de que não vai ser pago ou vai perder dinheiro para a inflação”, disse Azevedo. “Isso faz com que os juro brasileiros sejam muito mais caros, o câmbio mais depreciado e as empresas com valorização mais baixa.”

Preços do petróleo retornam ao maior nível desde março

As cotações do petróleo alcançaram nesta terça-feira (24) seu maior patamar desde março, ultrapassando os US$ 47 o barril, após uma série de notícias positivas sobre vacinas contra a Covid-19 desencadearem uma retomada em um dos setores mais afetados pela pandemia.

Maioria dos Estados não atingem metas de saneamento

De acordo com levantamento da consultoria GO Associados, 24 das 27 unidades da Federação precisarão aumentar a média de investimentos em saneamento para atingir as metas de universalização definidas pelo novo marco regulatório do setor. As informações são da Folha de S.Paulo

Além disso, o estudo apontou que em 17 Estados, os aportes precisam ser, no mínimo, o triplo da média dos últimos anos.

Black Friday: varejo sobe preço em todos duráveis em novembro

De acordo com apuração do Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo (Ibevar), houve reajuste de preços para todas as classes de produtos pesquisados na primeira quinzena de novembro, sendo 50% aumentos fortes e 40% médios.

O levantamento levou em conta preços de 6.500 produtos, em 30 categorias de bens duráveis, de julho a novembro. Com informações do jornal Estadão.

Black Friday: descontos serão menores

Segundo especialistas ouvidos pelo O Globo, está será a maior Black Friday em termos de vendas digitais, mas terá os menores descontos já praticados. Isso se deve ao aumento do custo de insumos e a falta de diversos artigos e matérias-primas. Assim, os varejistas tiveram a capacidade de derrubar preços reduzida.

Menos de 5% dos filhos de pais sem instrução concluem faculdade

Estudo do  Instituto de Mobilidade e Desenvolvimento Social (IMDS) mostra que, em um grupo de 100 pessoas com familiares sem nenhuma instrução, 70 concluem no máximo o ensino fundamental e só entre 4 e 5 (ou 4,7%) terminam o ensino superior. A notícia é do Estadão.

Enquanto se os pais tiverem nível superior, o mais provável é que os filhos também sigam esse caminho.

Plano de vacinação deve ficar pronto na próxima semana

Segundo reportagem do jornal O Globo, o plano de vacinação contra a Covid-19 do Ministério da Saúde deve ficar pronta após uma reunião na próxima segunda-feira (30) do grupo técnico encarregado de elaborar a estratégia. A expectativa é de que a distribuição das vacinas aconteça de forma simultânea em todo o Brasil, mas existe a possibilidade de que áreas mais afetadas recebem a vacina antes.

Atualização Covid-19

O Brasil teve 630 óbitos confirmados por Covid-19 nas últimas 24 horas, elevando o total de vítimas a 170.115. Os novos casos positivados foram 31.100, de um total de 6.118.708 milhões.

Leia Mais

Melhor investimento: onde investir durante e após a crise

Teste de impairment: para que serve e qual a sua importância?

Se você quer saber mais sobre o mercado de ações e como investir, preencha o formulário abaixo que um assessor da EQI Investimentos entrará em contato.

Planilha de Ativos

Um dos principais exercícios para a compra de uma ação é saber se ela está cara ou barata. Para isso, preparamos um material especial para ajudá-lo nesta análise.