IBGE adia Censo 2020 por causa da pandemia do Covid-19

Fernando Augusto Lopes
Redator e editor

Crédito: Licia Rubinstein / Agência IBGE Notícias

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) anunciou nesta terça-feira (17) o adiamento do Censo Demográfico 2020 para o ano seguinte, em virtude da grave crise enfrentada no país com o avanço do novo coronavírus, conhecido como Covid-19.

“Em função das orientações do Ministério da Saúde relacionadas ao quadro de emergência de saúde pública causado pelo Covid-19, o IBGE decidiu adiar a realização do Censo Demográfico para 2021”, abre o comunicado.

“A decisão leva em consideração a natureza de coleta da pesquisa, domiciliar e predominantemente presencial, com estimativa de visitas de mais de 180 mil recenseadores a cerca de 71 milhões de domicílios em todo o território nacional”, o que vai contra a precaução de evitar contatos sociais durante o período da pandemia.

Assim, o concurso com 208 mil vagas para a realização do Censo foi suspenso. Os candidatos que já fizeram o pagamento da inscrição serão reembolsados.

“Considera, do mesmo modo, a impossibilidade de realização, em tempo hábil, de toda a cadeia de treinamentos para a operação censitária, cuja primeira etapa se iniciaria em abril de 2020, de forma centralizada, e posteriormente replicada em polos regionais e locais até o mês de julho”, diz o comunicado.

Orçamento do IBGE

O IBGE passa o dinheiro previsto para o Censo 2020 para as necessidade de enfrentamento da crise por parte do Ministério da Saúde. E espera que em 2021, com a crise já afastada do cenário brasileiro e global, a pasta da Saúde retorne o investimento para o instituto.

“Para a realização da operação censitária em 2021, o IBGE estabeleceu formalmente com o Ministério da Saúde o compromisso de realocar o orçamento do Censo 2020 em prol das ações de enfrentamento ao coronavírus”, informa.

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

“Em contrapartida, no próximo ano, o Ministério da Saúde realocará orçamento no mesmo montante com vistas a assegurar a realização do Censo pelo IBGE. De modo a contemplar a data de referência dos últimos Censos realizados no Brasil, o próximo Censo Demográfico terá como data de referência o dia 31 de julho de 2021, com coleta de dados prevista entre 1º de agosto e 31 de outubro de 2021”.

Segundo o IBGE, a população estimada do Brasil supera os 211 milhões de habitantes.

LEIA MAIS
Governo baixa portaria e descumprimento de quarentena pelo Covid-19 pode levar à cadeia

Coronavírus avançou por trânsito de pessoas não diagnosticadas