Helicopter Money: como a política fiscal americana mexe no dólar

Alexandre Viotto
Colaborador do Torcedores
1

Crédito: Freepik

O Orçamento dos EUA para 2022 foi apresentado com incríveis USD 6 Tri em despesas para o próximo ano na última sexta. Se fosse qualquer outro país, esta notícia viria acompanhada de fuga de capital, subida de juros, etc. Mas como estamos falando de quem é o “dono do Dólar” por assim dizer, a coisa funciona um pouco diferente…

Helicopter money

O termo “helicopter money” foi usado por Milton Friedman pela primeira vez em 1969. Foi a maneira que ele usou para explicar os efeitos de uma política expansionista na economia. Nada menos que subir em uma aeronave e jogar sacos de dinheiro lá de cima… Pode parecer maluquice mas é muito mais do que isso que o FED e o Governo Americano tem feito. Sério…

Juros no ZERO

Juros no ZERO, distribuição de cheques para a população e pacotes e mais pacotes de estímulos. A dívida pública Americana está em níveis comparáveis aos períodos de segunda guerra mundial. E o balanço do mesmo Banco Central já passa de USD 8 Tri. Agora, se você leu algum livro de Economia na vida, já sabe… Habemus Inflação! E não tem como escapar…

Fed Boys

É verdade que na semana que passou, o Mercado de Juros deu uma acalmada por conta dos “Fed Boys”. Os Presidentes dos escritórios de St Louis e Atlanta, além de alguns diretores “gastaram o latim”… Saíram em defesa da tese de que a alta de preços é temporária. As Treasuries caíram um pouco é verdade. Mas sendo bem honesto, não deve durar muito não…

Ibovespa recorde!

Por aqui, IBOVESPA bateu recorde na última sexta … E o USDBRL voltou aos patamares de 5.20. Com isso tudo, só tenho uma coisa a dizer. Muito obrigado Janet Yellen! E que venha o segundo semestre…

Commodities e Selic promovem proteção parcial ao real; veja mais notícias

(Por Alexandre Viotto)