Hang Seng: o que é e como funciona o índice da bolsa de Hong Kong?

Ronaldo Araújo
Engenheiro e Agente Autônomo de Investimentos, hoje me dedico a divulgar ensinamentos sobre como funciona a Previdência Privada. Acredito que com mais conhecimento é possível fazer melhores escolhas para a formação do patrimônio de longo prazo. Para saber mais acesse www.ronaldoaraujo.com.br
1

Os mercados asiáticos mostram-se cada vez mais interessantes para investidores de todo o mundo. Nesse sentido, uma bolsa tem especial relevância nas negociações das ações: a bolsa de Hong Kong. Por isso, conhecer o seu principal indicador Hang Seng é de fundamental importância antes de partir para as transações nos mercados de capital.

Este artigo fala melhor a respeito desse índice. Continue a leitura e fique por dentro de todos os conceitos relacionados!

O que é o índice Hang Seng?

Quem deseja investir nos mercados asiáticos (ou já tem capital alocado lá) precisa conhecer melhor o índice HSI.

O Hang Seng Index, ou apenas Hang Seng é nada menos que o principal índice financeiro da bolsa de valores de Hong Kong.

Ele existe desde 1969 e reúne a capitalização das maiores empresas listadas naquele mercado de capitais. Sozinho, ele representa cerca de 65% de toda o capital aberto negociado em bolsa.

O mercado asiático passou por profundas transformações nas últimas décadas.

Por esse motivo, investidores de todo o mundo olham hoje para essa parte do planeta com grande interesse financeiro, o que aumenta a importância do Hang Seng nesses mercados.

Qual é a relevância do Hang Seng nos mercados asiáticos?

Existe uma grande soma de capital estrangeiro circulando nas bolsas chinesas. Como a bolsa de Hong Kong é uma das principais, é natural que seja um dos grandes atrativos para esse capital externo.

Além disso, existe um instrumento altamente negociado na bolsa de Hong Kong responsável por um alto volume de transações: o CFD.

Trata-se de um dispositivo que permite alavancagem do patrimônio. Dessa forma, a bolsa de Hong Kong tem uma elevada volatilidade em seus ativos.

Isso aumenta ainda mais a importância do Hang Seng como balizador do nível das negociações, sendo importante para investidores interessados em ingressar (ou manter-se) nesse mercado.

Como o índice Hang Seng é composto?

A composição do Hang Seng é bastante elaborada. Dessa forma, existem outros quatro subíndices que fazem parte do índice maior.

O primeiro deles é referente ao setor do comércio e da indústria. Já o segundo faz referência ao importante setor financeiro do país.

O terceiro subsetor diz respeito aos serviços públicos e o quarto e último subíndice congrega as empresas relacionadas a propriedades.

Dessa forma, é possível citar algumas empresas pertencentes ao índice e consideradas como principais, devido ao grande peso percentual que possuem em sua composição.

Uma delas é o HSBC Holdings, grande conglomerado financeiro internacional. Também estão listadas a AIA Group, o Sun Hung Kai Properties, a Hong Kong and China Gas e o Hang Seng Bank.

Conhecer o índice Hang Seng é de suma importância para investidores internacionais que pretendem atuar nos mercados asiáticos, em especial na China. O indicador tem grande relevância pelo volume de negociações em bolsa e pela alta alavancagem. Ele reúne as principais empresas de capital aberto do país e mostra ao investidor o atual estágio das negociações ocorridas em bolsa de valores naquele país.

Quer conhecer alternativas interessantes de investimentos? Então, preencha o formulário para um assessor da EQI Investimentos entrar em contato!