Guerra comercial afeta países emergentes e preocupa sul-americanos

Matheus Leal
Colaborador do Torcedores

Crédito: Reprodução

Brasil sofre com a disparada do dólar e Argentina pediu moratória ao FMI

Iniciada há pouco mais de um ano, a guerra comercial entre Estados Unidos e China já vem afetando a todo o mundo. Principalmente as economias de países emergentes. O caso mais recente e mais grave é o da Argentina, que pediu moratória ao FMI, Fundo Monetário Internacional, e a bancos.

Assim como o vizinho, o próprio Brasil vem sofrendo os reflexos da disputa. A taxa cambial recente é a pior dos últimos anos. Atualmente o dólar está sendo comercializado por mais de R$ 4,15. A desvalorização foi tamanha que o Banco Central precisou intervir e fazer um de dólares no mercado à vista para segurar a disparada da moeda norte-americana.

A alta do dólar reflete direto nos preços finais de produtos simples de uso diário. A farinha de trigo talvez seja o principal deles, pois impacta em outros produtos como o pão. O azeite também deve sofrer aumento de preço, já que é, em sua maioria, importado. Além disso, remédios, eletrodomésticos e eletrônicos tendem a ficar mais caros.

A situação ficou ainda mais crítica nesse mês de agosto, após a ata do Fed, Federal Reserve Bank, Banco Central Americano, reduzir as taxas de juros de 2,5% para 2,25% pela primeira vez após dez anos. A ação foi uma clara reação à guerra comercial.

Desde então, diversos investidores deixaram os mercados emergentes com receio de um corte nas taxas de juros desses países. Dito e feito. Tailândia, Indonésia, Peru e outros países cortaram os juros. Outro fato foi a desvalorização do yuan, moeda chinesa, perante ao dólar de 7 para 1.

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

Talvez o único beneficiado pela guerra comercial é o Vietnã. O país asiático vem tendo superávit com o comércio junto aos Estados Unidos e as projeções indicam cerca de 53 bilhões de dólares neste ano. Valor bem mais alto que os 39,5 bilhões de dólares de 2018.

A guerra comercial foi um dos assuntos da cúpula do G7, que aconteceu na última semana. A briga, no entanto, parece longe de acabar. Os efeitos devem continuar refletindo nas economias emergentes, incluindo o Brasil.

Já conhece o nosso canal no YouTube? Clique e se inscreva

Quando, onde e quanto investir?

O teste de perfil de investidor criado pela equipe da Euqueroinvestir.com pode ser usado como base para você identificar seu perfil como investidor: conservador, moderado ou agressivo.

Conhecer o próprio perfil como investidor e ter claro o objetivo com os investimentos, é a base para identificar os melhores investimentos, afinal, não existe o melhor investimento, o que existe é o melhor investimento para o perfil e objetivo do investidor.

No entanto, o teste de perfil é só o começo, o primeiro passo em sua caminhada enquanto investidor. Entender mais profundamente seu perfil e ter claro os objetivos quanto a prazos de investimentos, é uma tarefa um pouco mais sofisticada e exige uma análise mais criteriosa.

 

Author

O que fazer agora

O primeiro passo sempre será conhecer seus limites, sua tolerância a risco. Não entender seus próprios limites pode levá-lo a tomar as piores decisões com seus investimentos.

Por este motivo, sugerimos que todo investidor - experiente ou iniciante - conheça seu perfil. Se busca obter ganhos mais altos aceitando certa volatilidade ou se prefere maior segurança com retornos garantidos.

Entender mais profundamente o seu perfil como investidor e seus objetivos quanto a prazos de investimentos é uma tarefa um pouco mais sofisticada. É preciso considerar histórico como investidor, fatores pessoais e até profissionais que um teste da internet não considera.

Nossa equipe pode te ajudar a avaliar seu perfil de investidor.

O primeiro passo é uma conversa de 5 a 10 minutos com um membro da nossa equipe para levantar as primeiras informações e então agendar a conversa com um especialista no mercado de Investimentos.

É ele quem vai se aprofundar no seu histórico como investidor, seu momento de vida, seus planos futuros e então te indicar para produtos recomendados para seu perfil de investidor.

Confirme seus dados no formulário abaixo e nossa equipe vai entrar em contato com você para fazer a avaliação de seu perfil de investidor e bater com sua atual carteira de investimentos.